O que dizem os políticos do RN sobre a posse de Lula em terceiro mandato à frente da presidência da República
Natal, RN 18 de jun 2024

O que dizem os políticos do RN sobre a posse de Lula em terceiro mandato à frente da presidência da República

2 de janeiro de 2023
8min
O que dizem os políticos do RN sobre a posse de Lula em terceiro mandato à frente da presidência da República

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Pela primeira vez na história desse país, como diria o próprio Lula (PT), o Brasil terá um presidente da República eleito democraticamente pelo voto popular para um terceiro mandato. O feito não passou batido pelos políticos do Rio Grande do Norte que estiveram na posse e destacaram o clima de otimismo não só entre representantes dos diferentes estados, mas também, entre os 17 chefes de Estado internacionais que compareceram ao evento, segundo o Itamaraty. 

“Fiquei no Congresso e no Palácio do Planalto, depois fui para a recepção. Existe um processo de superar o radicalismo implantado pelo governo que ficou pra trás, a tendência é de superar a divisão para reconstruir o Brasil. Agora há uma política de diálogo e de tratar as diferenças com respeito. Mesmo setores de oposição serão respeitados, não serão tratados como nós fomos pelo governo que passou e fugiu. A posse foi um evento grandioso pela simbologia e força, teve recepção no Itamaraty com representantes internacionais e percebi que existe todo um clima no mundo para que o Brasil retome seu protagonismo”, relata o deputado federal eleito pelo Rio Grande do Norte nas eleições de 2022, Fernando Mineiro (PT-RN). 

A simbologia presente em vários atos ao longo da posse, principalmente, quando Lula recebeu a faixa presidencial de pessoas representando o povo brasileiro, foi destaca pelos potiguares como uma leitura inquestionável da volta de políticas públicas que devem ser norteadas pelos interesses coletivos e respeito às diferenças no novo governo. 

É um momento único na história do Brasil, carregada de simbolismos, que mostra a força com que o presidente chega ao governo, a amplitude desse momento e a simbologia na transmissão da faixa, representando a diversidade, tão característica do nosso país. O Brasil tomou posse, esse foi o recado. Até a cachorra Resistência estava na posse [cachorra que virou mascote do Acampamento Lula Livre, em Curitiba e foi adotada por Lula e Janja]. É um terceiro mandato com força e expectativa grande, e que já começa a trabalhar bastante, cumprindo o que disse durante a campanha, dando início à retomada”, acrescenta Mineiro. 

Potiguar na rampa do Palácio do Planalto 

Lula recebe a faixa presidencial do povo brasileiro I Foto: Ricardo Stuckert
Lula recebe a faixa presidencial do povo brasileiro: o potiguar Ivan Baron (camisa vermelha e terno branco) representou as pessoas com deficiência I Foto: Ricardo Stuckert

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que é do mesmo partido do presidente da República, esteve presente durante a posse e comentou o fato de um potiguar subir a rampa do Palácio do Planalto e participar da entrega da faixa presidencial. A cerimônia, normalmente, é realizada com a passagem da faixa do presidente que sai do governo para aquele que está iniciando o mandato, ato que foi recusado pelo presidente anterior, Jair Bolsonaro (PL), que diante da derrota nas urnas e antes de concluir o mandato, mudou-se para os Estados Unidos.

"Levei no meu coração todo o povo do RN, que aliás, esteve bem representado neste momento único, através de @ivanbaron. Vence o Brasil, vence a democracia, vence o nosso povo! A alegria tomou posse!", comentou a governadora do RN, que também teve o mandato renovado por mais quatro anos nas eleições de 2022 ao ser reeleita, em suas redes sociais.

Rafael Motta na posse de Lula I Foto: cedida
Rafael Motta na posse de Lula I Foto: cedida
Fátima Bezerra, governadora do RN, na posse de Lula I Foto: reprodução
Fátima Bezerra, governadora do RN, na posse de Lula I Foto: reprodução

Vivenciamos um momento histórico: o único presidente a tomar posse para um terceiro mandato no Brasil, que se inicia com falas priorizando o povo, cerimônias cheias de simbolismo e inclusão. Foi emocionante ver o RN fazer parte da transmissão da faixa presidencial com o Ivan Baron, um jovem que faz a diferença no mundo lutando contra o capacitismo e a favor do respeito. Esperamos um mandato que recoloque o Brasil nos trilhos novamente e que a esperança seja o nosso combustível diário para juntos trabalharmos pelo país”, avalia o também deputado federal presente na posse de Lula, Rafael Motta (PSB-RN).  

A alegria tomou posse em Brasília! Foi lindo ver a Esplanada dos Ministérios pintada de povo, em toda sua grandiosidade e diversidade. Os discursos do nosso presidente foram emocionantes e o Festival do Futuro trouxe um gostinho da alegria que vamos devolver ao Brasil, um país com democracia, valorização da educação, empregos e comida na mesa. Foi histórico! Representantes do povo entregaram a faixa ao nosso presidente, que já está preparadíssimo pra fazer o melhor governo da nossa história!”, comentou a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN). 

Natália Bonavides na posse de Lula I Foto: reprodução
Natália Bonavides na posse de Lula I Foto: reprodução

Primeiros contatos 

Apesar de não estar presente na posse, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), embarca nesta segunda (02) para Brasília com o objetivo de fazer os primeiros contatos com os novos ministros nomeados por Lula. 

Foi uma posse belíssima com o povo passando a faixa para o presidente da República. Em relação ao Rio Grande do Norte, a expectativa é a melhor possível. A governadora [Fátima Bezerra] enfrenta dificuldades financeiras e o Estado tem pouca capacidade de investimento. Iremos acompanhar junto com a governadora, logo mais, a transmissão dos cargos dos novos ministros, com quem manteremos contato permanente para ajudar o Estado a gerar emprego e renda. Logo mais teremos também a posse de ministros do MDB nomeados pelo presidente Lula para que consigamos trazer mais recursos para o Rio Grande do Norte”, comentou o vice-governador Walter Alves no final da manhã desta segunda (02), em Natal, antes de embarcar para Brasília. 

Jean Paul Prates, com Ivan Baron e Natália Bonavides I Foto: cedida
Jean Paul Prates, com Ivan Baron e Natália Bonavides I Foto: cedida

Identidade Nacional 

Nomeado como o novo presidente da Petrobras no último dia 30 de dezembro, o senador (PT-RN) Jean Paul Prates lembrou a simbologia da identidade nacional resgatada na passagem da faixa presidencial. 

A posse do presidente Lula é uma vitória da democracia, confirma a vontade do povo expressada nas urnas. Emocionou a maneira que o presidente escolheu para a passagem de faixa. Ali estavam representantes do povo brasileiro, da nossa diversidade. Vamos recuperar o Brasil e fortalecer a identidade nacional da nossa gente. Agora é hora de muito trabalho, e nós ajudaremos nesse processo de reconstrução do país”, aposta Jean Paul. 

Presença maciça do povo 

É impressionante ver a presença maciça do povo pela democracia, pela inclusão social. Foi o retorno do Brasil aos brasileiros e a proposta de união e reconstrução! Isso foi emocionante porque a gente sabe que o importante é unir a população, na hora que o presidente ganha, ele passa o presidente de todos, como ele falou, não só de quem votou. Ele falou exatamente o que a gente pensa, ou seja, combater a fome. Ele fez isso quando pegou brasileiros para passar a faixa. É a população mais discriminada desse período todo. Lula foi grande, foi uma festa linda, foi mais do que uma posse, foi uma luz, uma esperança para o povo brasileiro”, resumiu a senadora Zenaide Maia (PSD-RN). 

Zenaide Maia cumprimenta Lula I Foto: cedida
Zenaide Maia cumprimenta Lula I Foto: cedida

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.