Potiguar é empossado como número 2 do Ministério da Saúde
Natal, RN 29 de mar 2024

Potiguar é empossado como número 2 do Ministério da Saúde

2 de janeiro de 2023
2min
Potiguar é empossado como número 2 do Ministério da Saúde

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O norte-rio-grandense Swedenberger do Nascimento Barbosa, conhecido como Berger, é o novo secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo cargo mais importante dentro do escalão da pasta. 

Cirurgião-dentista formado pela UFRN, ele já trabalhou nas gestões Lula e Dilma e também no Governo do Distrito Federal. Sua nomeação consta no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de janeiro.

Em Brasília, Barbosa atuou na Presidência entre 2003 e 2012, exercendo cargos como Chefe de Gabinete-Adjunto da Presidência da República de Lula e secretário-executivo da Casa Civil. 

O odontologista trabalhou ainda no Governo do Distrito Federal, entre 1996 e 1998, como secretário de Estado de Governo na gestão do então petista Cristovam Buarque, e entre 2012 e 2014 como secretário-chefe de Agnelo Queiroz.

Além da trajetória na gestão governamental, Barbosa tem uma longa formação acadêmica. É doutor em Ciências da Saúde

pela Universidade de Brasília (UNB), mestre em Ciências da Saúde pela UNB, especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), especialista em Saúde Coletiva (UNB/Associação Brasileira de Odontologia-DF), e formado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Nesta segunda (2), Swedenberger foi empossado junto com a nova ministra da pasta, Nísia Trindade. Em Brasília, a governadora Fátima Bezerra (PT) acompanhou a cerimônia ao lado do secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, que atualmente também exerce o cargo de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Nas redes sociais, Fátima celebrou o evento e comemorou a nomeação dos novos titulares do Ministério, afirmando que chega ao fim a “era do negacionismo”.

“Nísia é a primeira mulher a assumir o cargo de ministra da Saúde, um feito histórico para o nosso país. Acompanhada do potiguar Berger Barbosa, certamente conduzirá um trabalho competente à frente do ministério”, frisou.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.