Sobrinho de ex-vice-governador e primo de deputado: Eriko Jácome assumirá presidência da Câmara Municipal de Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

Sobrinho de ex-vice-governador e primo de deputado: Eriko Jácome assumirá presidência da Câmara Municipal de Natal

20 de janeiro de 2023
2min
Sobrinho de ex-vice-governador e primo de deputado: Eriko Jácome assumirá presidência da Câmara Municipal de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O vereador Eriko Jácome (MDB) assume no próximo dia 25 de janeiro a presidência da Câmara Municipal de Natal (CMN). Ele substitui Paulinho Freire (UNIÃO), que renunciará ao cargo para assumir mandato de deputado federal. 

Eriko está em seu segundo mandato na CMN. Por ser o primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, é o sucessor direto de Paulinho, em caso de vacância da presidência. 

Membro de uma família tradicional na política do Estado, o vereador é sobrinho do ex-vice-governador Antônio Jácome e primo de Jacó Jácome, deputado estadual.

Sua trajetória política vem acompanhada de apoio aos familiares. Na última eleição, por exemplo, apoiou Jacó para deputado federal e Antônio para estadual. Ambos perderam.

O primo foi eleito pela primeira vez como vereador de Natal, em 2012. Dois anos depois chegou à Assembleia Legislativa. Em 2018, tentou a reeleição e saiu derrotado. Só assumiu a cadeira após a cassação de mandato de Sandro Pimentel (PSOL). Em 2022, Jacó tentou alçar um voo mais alto, em busca da Câmara Federal, mas seus 19.456 votos não foram suficientes. Em 1º de fevereiro, quando os novos deputados estaduais e federais assumem, ficará sem mandato.

Antônio Jácome, por sua vez, alcançou maiores cargos na carreira política. Já foi vereador, deputado estadual, vice-governador e deputado federal.

A vitória para a vice-governadoria veio em 2002, quando se elegeu na chapa encabeçada por Wilma de Faria. A última vez que venceu uma eleição foi em 2014, para deputado estadual. Em 2018, concorreu ao Senado e em 2022 a deputado estadual, ambas sem sucesso.

A chegada de Eriko Jácome à presidência da Câmara natalense consolida o parlamentar de 38 anos como o único da família com mandato a partir de fevereiro.  

Além de Paulinho e Eriko, a Mesa Diretora é composta por Hermes Câmara (PTB) e Brisa Bracchi (PT) como segundo e terceira vice-presidente, respectivamente. Aldo Clemente (PSDB), Felipe Alves (UNIÃO), Camila Araújo (UNIÃO) e Anderson Lopes (Solidariedade) completam a lista, como primeiro, segundo, terceira e quarto secretários, respectivamente. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.