Anac aprova e leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante será em 19 de maio
Natal, RN 17 de jul 2024

Anac aprova e leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante será em 19 de maio

8 de fevereiro de 2023
2min
Anac aprova e leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante será em 19 de maio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou o novo edital de licitação para o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e marcou a data do leilão de definição da nova administração para 19 de maio. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) foi feita nesta quarta-feira (8).

No mesmo dia, o órgão já divulgará a ordem de classificação das propostas recebidas. Outras etapas ainda não têm datas definidas, como a homologação do resultado da empresa vencedora e a assinatura do contrato com a concessionária responsável.

O ganhador do leilão deverá cumprir as obrigações prévias para então proceder à assinatura do contrato. Dentre elas, o pagamento mínimo de R$ 21 milhões com as garantias de execução contratual, isto é, que a concessionária fará um cumprimento fiel das obrigações do documento.

Este é o primeiro edital de relicitação aprovado pela Anac. Existem outros 10 processos de relicitação em andamento no Governo Federal: 7 de rodovias, 1 de ferrovia e mais 2 de aeroportos (Viracopos-SP e Galeão-RJ).

Histórico

O Aeroporto de São Gonçalo foi o primeiro do país a ser construído do zero pela iniciativa privada e entregue à exploração do setor em um leilão realizado em 2011. 

O consórcio Inframérica, vencedor original da licitação, começou a operar em 2014, mas em março de 2020 comunicou a devolução da administração do aeroporto, que deveria durar até 2040, ao Governo Federal. 

Na época, a concessionária alegou baixa demanda de passageiros causada pela crise econômica enfrentada pelo país, impactando negativamente o turismo na região.

Situado na região metropolitana, o aeroporto fica a 30 quilômetros do centro de Natal e tem capacidade de receber seis milhões de passageiros por ano. Também fica próximo a estradas que fazem ligação com outras capitais do Nordeste, como João Pessoa (PB) e Recife (PE).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.