Banda Independente da Ribeira desfila nesta sexta (10) com reverência à identidade natalense
Natal, RN 18 de abr 2024

Banda Independente da Ribeira desfila nesta sexta (10) com reverência à identidade natalense

10 de fevereiro de 2023
2min
Banda Independente da Ribeira desfila nesta sexta (10) com reverência à identidade natalense

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Agitando o carnaval no centro de Natal, a Banda Independente da Ribeira desfila nesta sexta-feira (10), a partir das 19h, prestando sua reverência à identidade natalense e à educação patrimonial dos bairros mais antigos da capital, como define o presidente da banda, o arquiteto Haroldo Maranhão.

Esse é o 24º ano da banda da Ribeira, 24 anos que a banda desfila no Centro Histórico de Natal. 

“A Banda da Ribeira foi pioneira em um carnaval no centro histórico de Natal ainda no sopro do projeto de revitalização da Rua Chile, que foi inaugurado em 1997. A banda surge como um complemento a isso, uma maneira de através do carnaval atrair as novas gerações para o centro histórico, ou seja, utilizar o carnaval como veículo de educação patrimonial”, aponta Maranhão.

Em seu 24º desfile, o percurso sairá do Bar do Zé Reeira, na Cidade Alta, em direção à Ribeira. Durante o trajeto, fará uma parada no Bardallos e outra próxima ao relógio do SESC. Depois, segue até o Buraco da Catita, local onde será celebrada uma festa.  

Os membros da banda são compostos por 30 músicos, sob a regência do Maestro Gomes. A camisa para o acesso à festa custa R$ 50, um modo de continuar apoiando e fortalecendo a cena cultural do centro. Segundo Haroldo Maranhão, outra celebração já está sendo preparada para os 25 anos, a serem comemorados no ano que vem.

“A gente já tá engendrando uma grande festa de celebração dessa trajetória da banda que sempre se caracterizou por priorizar a identidade do natalense, essa relação de pertencimento com a cidade, com a sua memória histórica, poética e cultural”, define Maranhão.

“A banda mantém essa tradição de reverência ao bairro, à nossa história, à nossa cultura, aos nossos personagens, poetas e artistas. É um bloco bastante eclético, onde congrega muitos segmentos, de artistas, poetas, jornalistas, escritores e atores”, afirma.

Serviço

Desfile da Banda Independente da Ribeira

Saída: Bar do Zé Reeira, às 19h

Chegada: Buraco da Catita

Camisa: R$ 50

Como comprar: rua Praia da Pipa, 2277, Ponta Negra (loja Areia Dourada) ou Av. Duque de Caxias, 202, Ribeira

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.