Bloco Os Cão faz o seu retorno ao carnaval da Redinha como Patrimônio cultural de Natal
Natal, RN 20 de abr 2024

Bloco Os Cão faz o seu retorno ao carnaval da Redinha como Patrimônio cultural de Natal

21 de fevereiro de 2023
2min
Bloco Os Cão faz o seu retorno ao carnaval da Redinha como Patrimônio cultural de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Luan Conceição 

O bloco dos dos Cão, muito popular e icônico no imaginário Potiguar, está de volta para mais uma edição. Na terça-feira, dia 21 de Fevereiro, a partir das 7h, o bloco vai se concentrar sob a Ponte Newton, na Rua Maruim para fazer o seu carnaval.

O Bloco é um dos mais icônicos e importantes de Natal. Muito tradicional no bairro da Redinha, se tornou uma das principais manifestações culturais da região, sendo considerado Patrimônio imaterial e cultural de Natal pela Lei n◦ 7.192, aprovada pela Câmara Municipal do Natal em 2021.

Ganhou notoriedade e atenção pelo costume dos seus foliões de utilizarem a lama escura dos mangues para pintar o corpo. Os foliões do bloco saem pelas ruas da Redinha, fazendo a festa entre os moradores.

O bloco surgiu em março de 1964, da necessidade de continuar o carnaval da Redinha até a sexta-feira, de maneira democrática. Cinco foliões, incluindo o fundador de codinome Zé Lambreta, iniciaram a tradição. Saíram às ruas da Redinha enlameados e batendo em latas para fazer o seu som, o que chamou a atenção dos locais.

Nem mesmo o nome do bloco foi planejado, os espectadores acabaram o nomeando. Quando alguns viram os amigos chegando pintados de lama e festejando, perguntaram do que se tratava aquela procissão. Em ironia, outros moradores responderam: “É os cão”, em referência ao próprio diabo.

De lá pra cá, o bloco dos Cão cresceu e passou por mudanças, visando ser ainda mais democrático e agradar também a população do bairro. Recebe foliões de todas as partes de Natal para a sua folia irreverente e gratuita.

O bloco fará o trajeto pela avenida marginal da ponte, em sentido ao posto de combustível. Em seguida, pela avenida João Medeiros Filho, com destino ao Largo João Alfredo (lateral da Igreja de Pedra).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.