Campanha da Fraternidade terá foco no combate à fome no Brasil
Natal, RN 29 de mar 2024

Campanha da Fraternidade terá foco no combate à fome no Brasil

21 de fevereiro de 2023
2min
Campanha da Fraternidade terá foco no combate à fome no Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Igreja Católica lança nesta quarta-feira (22) a Campanha da Fraternidade 2023. Neste ano, o foco central do movimento será o combate à fome no Brasil com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).

Essa é a terceira vez em que a Igreja aborda a questão da fome, durante a Campanha. Em 1975, o tema foi “Fraternidade é repartir” e, em 1985, “Pão para quem tem fome”.

Em Natal, a Campanha da Fraternidade será lançada dia 26, a partir das 11h, na Catedral Metropolitana de Natal, com missa presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, segundo a Organização das Nações Unidas, com mais de 33 milhões de pessoas abaixo da linha da miséria. Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, publicado no ano passado. O percentual de brasileiros que não têm certeza de quando vão fazer a próxima refeição está acima da média mundial.

Aproximadamente 125 milhões de brasileiros convivem com algum nível de insegurança alimentar.

Campanha da Fraternidade em Natal

No dia 23 de março, será realizado um seminário para discutir a temática da fome, no Centro Pastoral Dom Jaime Vieira Rocha, no bairro Ribeira. Em breve, serão abertas as inscrições para o evento.

A coordenação arquidiocesana também mobilizará as paróquias para fortalecerem as “Bodegas Solidárias”, espaços que trabalham com a promoção ao direito humano à alimentação adequada e saudável.

O projeto das Bodegas, coordenado pelo Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR), da Arquidiocese de Natal, teve início em 2020 e surgiu como uma alternativa de enfrentamento à fome.

Atualmente, há 12 Bodegas Solidárias, que funcionam nos municípios de Ceará-Mirim, São Tomé, João Câmara, Nísia Floresta, Macau, Lagoa Salgada, São José de Mipibu, Pedro Velho, Montanhas e Natal.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.