Currais Novos: resistência e resgate cultural no Carnaval
Natal, RN 25 de abr 2024

Currais Novos: resistência e resgate cultural no Carnaval

25 de fevereiro de 2023
4min
Currais Novos: resistência e resgate cultural no Carnaval

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Rayssa Aline*

Um exemplo vem lá das terras Seridoenses, berço de grandes artistas, mas precisamente na cidade de muitas ladeiras e cercada de serras, Currais Novos que esse ano comemorou 10 carnavais do bloco 'arrastão do boi' .

O modelo proposto pela cidade é ideal para quem gosta de curtir frevo, machinhas e apresentações locais de qualidade na segurança de uma cidade pacífica do interior. Um Carnaval feito para família toda, das crianças aos avós.

O "arrastão do boi" é um movimento cultural que por nove edições foi liderado pelo mestre João Antônio (in memória) buscando resgatar a cultura das músicas tradicionais de Carnaval, crítica social e valorização dos artistas da terra.

Como temática principal este ano trouxe uma homenagem ao "João Gigante", referência ao artista prepussor do arrastão do boi que faleceu após dois anos sem Carnaval, em 06 de Setembro de 2022.

Nas letras das machinhas e frevos do arrastão do boi há mensagem de alegria, esperança e resistência do povo brasileiro, relembrando que "vencemos a pandemia, vencemos o pandemal".

A homenagem ao mestre dos artistas também esteve presente nas músicas, como:

"lá vem João Antônio
fantasiado de lucidez
mostrando na boca da praça
a voz da massa com acidez.

Lá se foi João do avoante
Ficou o boi e nós,
puxando o arrastão
Em homenagem a João.
É rua, é Carnaval gigante
É boi, é João do Avoante.
Voa, voa, Avante".

João Antônio é tido pelos artistas da cidade como "O mestre". Além de um grande artista, ele foi um grande professor. Dedicou sua vida a militância pela cultura. Construiu o primeiro teatro da cidade com recursos próprios e algumas doações. Ao qual chamou de Espaço Avoante. Formou vários artistas. E teve uma produção artística que perpassou do teatro as artes plásticas. Uma das suas maiores características era a crítica social, sempre presente em suas obras.

Foi também o criador de vários bonecos gigantes, entre eles, produziu três presidentes Lula que hoje se encontram em Santa Cruz (arte viva) e Natal (turma do boneco). Na recente posse do presidente Lula, o boneco gigante produzido por João, esteve em Brasília alegrando as comemorações.

João, além de gigante em vida, ele transformou-se em boneco gigante para o carnaval, pelas mãos de um dos seus alunos artista, Francinaldo Moura.

A organização ficou por conta dos artistas que participam do coletivo "arrastão do boi". Sinderley Jatobá, um dos organizadores, relatou "espero que João esteja feliz por termos conseguido fazer o Carnaval".

O Carnaval de Currais Novos começou no sábado e terminou na terça. Todos os dias aconteceu o arrastão saindo da praça Tetê Salustino até o largo do Coreto Guarany, onde havia um palco para os shows musicais, todos de artistas Seridoenses, como Fóbica do Jubila, Daniel Nogueira, Jonas Linhares, Nara Castro, Cinthia Souza, impressão digital, Nara Costa e Neném Pessoa.

Vale ressaltar que a diversidade esteve em palco. Valorizando apresentações de mulheres, negros e LGBTs.

Na segunda feira, como é tradicional, acontece o 'boi do contrário'. Onde os homens se vestem de mulher e as mulheres de homem.

Este ano foi lançado a matinê para criançada com a cantora Mara Dias. Que pelo sucesso estará no calendário dos próximos anos.

O Carnaval Cultural de Currais é a resistência dos artistas. É o resgate da memória de um povo. É manter viva a cultura local.

Em 2024 vale a pena acrescenta-lo no seu roteiro carnavalesco.

_________________________

 Rayssa Aline é educadora popular e militante da Marcha Mundial das Mulheres

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.