Com pelo menos um caso confirmado pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) de morte de sagui por febre amarela e um outro caso suspeito, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recomenda que a comunidade acadêmica atualize o cartão de vacinação antes do retorno às aulas, programado para o dia 06 de março.
Em 2023, até 17 de fevereiro, 13 amostras de animais foram encaminhados para o Laboratório Central (LACEN/RN) provenientes de quatro municípios, sendo seis descartadas, um inconclusivo (amostra sem condições de análise laboratorial), cinco aguardando resultado laboratorial e uma confirmada, em Natal.
Em 2022, foram enviadas para o diagnóstico laboratorial da febre amarela um total de 50 amostras de Primatas Não Humanos (PNH), macacos, provenientes de nove municípios, sendo: 45 descartadas para febre amarela, quatro inconclusivos e uma confirmada, do município de Espírito Santo.
O Rio Grande do Norte não tem casos confirmados de febre amarela em humanos desde 1925. O sagui, assim como outros primatas (macacos), não transmite a doença, mas a presença desses animais, mortos ou doentes, é um sinal de que está ocorrendo uma circulação do vírus naquela localidade. Quem de fato transmite a febre amarela para o homem é o mosquito infectado.
Sintomas e Tratamento
Os sintomas da febre amarela são parecidos com o de outras arboviroses, como dor de cabeça e dor no corpo. Já os casos graves podem causar icterícia e hemorragia. A taxa de letalidade fica em torno de 30 a 50%. Não há um tratamento específico, apenas suporte aos sintomas, em ambiente hospitalar.
Vacinação
Assim como a maioria dos estados do Nordeste, o Rio Grande do Norte passou a ser área de recomendação de vacina desde 2020 devido à expansão da doença para novas áreas do país. A vacina da febre amarela foi implantada no estado em 2022. A cobertura vacinal gira em torno de 22%.
Pessoas entre 09 meses e 59 anos de idade devem se vacinar. Atualmente não há recomendação de dose de reforço. Se a pessoa já se vacinou contra a febre amarela alguma vez na vida ela está imunizada, mas caso não haja comprovação da vacina e a pessoa tenha dúvida se já tomou, ela pode se vacinar novamente.
A vacinação contra a febre amarela está disponível em todas as salas de vacina do país. Na UFRN, a vacinação também pode ser efetuada na Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h (sendo o atendimento de crianças menores de 9 anos realizado, exclusivamente, no turno da manhã). Já para pessoas com idade acima de nove anos, a vacinação ocorre nos dois turnos.
Notificação eletrônica
A Fiocruz criou o aplicativo SISS-GEO (Sistema de Informação em Saúde Silvestre), ferramenta desenvolvida pela Fiocruz/RJ para registro da vida silvestre, disponível no Android ou IOS (https://sissgeo.lncc.br/apresentacao.xhtml). O sistema é recomendado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) porque possibilita uma comunicação simples e rápida.
“A vantagem do SISS-GEO é que as notificações já chegam georeferenciadas, o que facilita a coleta do animal, além de permitir a inserção de fotos, o que otimiza o trabalho. As notificações chegam praticamente em tempo real para o CIEVS e o Programa de Vigilância de Epizootias“, detalha a bióloga no Núcleo de Endemias e Zoonoses da Sesap, Cíntia Higashi.