CULTURA

Desfile das Kengas anima Cidade Alta de Natal, neste domingo

Por Karen Sousa

Tradicional da Cidade Alta de Natal, o Desfile das Kengas realiza o 40º carnaval neste domingo (19). O bloco se junta ao centro histórico da cidade, sendo um evento memorável e considerado clássico da capital do RN.

A concentração se inicia às 14h, no restaurante Bardallo’s, na rua Gonçalves Lêdo, e o evento segue com uma orquestra de frevo e cortejo pelo centro histórico de Natal. O carnaval das Kengas terá shows com Ju Santos, Dj La Promo, Johnny Hooker e a Orquestra do Papão. Farão a apresentação do evento Jarita Night and Day e Divina Shakira.

No desfile em que ter uma fantasia irreverente é quase regra, usar a criatividade é um requisito. E tem sido assim desde 1983, quando um grupo de amigos declarou o amor pelo carnaval a partir da criação de um bloco que reúne originalidade e alegria, diz um dos fundadores, Lula Belmont, que define as Kengas como sinônimo de brilho.

Desfile das Kengas completa 40 anos. Foto: Arquivo.

Ele conta que o bloco é um espaço criativo, que dá liberdade para todas as expressões de arte e convida os foliões a aproveitarem fantasiados das mais diversas maneiras. O Desfile das Kengas é, ainda, um local de igualdade social e que recebe pessoas de todos os cantos.

“Eu espero que a cidade toda se fantasie e venha cantar parabéns com a gente”, convida Lula.

Na festa, após o desfile, será escolhida a Kenga do ano de 2023, que ganhará o prêmio de um salário mínimo.

O evento histórico tem um grande público. Todos os anos são distribuídas 60 fichas para quem deseja fazer o desfile no palco das Kengas, mas Lula relata que é comum aparecer mais pessoas que a quantidade estimada, mas que aproveitam a festa mesmo assim. Nesses 40 anos do bloco, ele espera um público maior que nos anos anteriores.

O Desfile das Kengas tem apoio da Prefeitura de Natal, Bardallo’s Comida & Arte, Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta (SINSP/RN), projeto Carnaval em Natal e da indústria de cachaça Pitú.

 

SAIBA MAIS: Guia para passar o Carnaval em Natal; veja programações

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article