Em parceria com a Livraria Cooperativa Cultural, Coletivo de Sebos do RN lança a primeira edição do evento “Sábado no Mercado”
Natal, RN 29 de mar 2024

Em parceria com a Livraria Cooperativa Cultural, Coletivo de Sebos do RN lança a primeira edição do evento “Sábado no Mercado”

2 de fevereiro de 2023
4min
Em parceria com a Livraria Cooperativa Cultural, Coletivo de Sebos do RN lança a primeira edição do evento “Sábado no Mercado”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Leilany Oliveira

No próximo sábado 04 de fevereiro, o Mercado Público de Petrópolis receberá a primeira edição do evento “Sábado no Mercado”, uma iniciativa do Coletivo de Sebos do RN em parceria com a Livraria Cooperativa Cultural. A feira reunirá mais de 15 expositores de vinis, livros, fotografias, artes plásticas, artesanato e muito mais.

A primeira edição do evento terá como sede a praça de alimentação do Mercado de Petrópolis, Patrimônio Cultural Municipal de Natal, um lugar que abriga a história do povo Potiguar, as suas tradições e arte, desde a década de 1960. Mas, apesar da sua carga histórica e cultural, ele ainda sofre com o descaso do poder público e conta com o auxílio dos comerciantes locais para sobreviver às imposições do tempo.

O bairro que abriga o Mercado esta entre os mais tradicionais da cidade, Petrópolis, que nasceu como “Cidade Nova” em 1901 e só foi rebatizada na década de 1940 em homenagem a cidade Fluminense com o mesmo nome. Ao longo dos anos a região acompanhou as novidades oferecidas pela urbanização e as conciliou com os seus antigos moradores. Em meio a eles estão às coleções de vinis, livros, HQs e outros artigos que mantém viva a cultura e perpetuação dos sebos na cidade.

Uma excelente programação cultural para o sábado

A programação da primeira edição do Sábado no Mercado promete reviver o potencial cultural do longevo Mercado, um sonho comum entre os Sebistas que atuam no espaço há algumas décadas. Para Vera Gomes, proprietária do Sebo Cata Livros e veterana no cenário cultural da cidade, a programação marcará a consolidação de um novo momento próspero.

“O Sábado no Mercado surgiu como um convite para a população de Natal conhecer esse espaço cultural que é o Mercado de Petrópolis, em todas as suas peculiaridades: literatura, artesanato, gastronomia e muito mais. A primeira edição abrirá as portas para as outras que virão nos próximos meses de 2023”, explica Vera Gomes.

Colega de ofício e paixão, o proprietário do Sebo Gajeiro Curió, Oreny Júnior divide com Vera Gomes, há cinco anos, o espaço do Mercado e as vivências oportunizadas por ele. O Sebista destaca a importância de eventos como o Sábado no Mercado para promover o acesso a literatura e a cultura do vinil.

“Nós procuramos nos manter presentes e levar ao público a literatura e a música Potiguar, em especial. Essa edição do Sábado no Mercado será uma excelente oportunidade, também, de promover a cultura do vinil, em parceria com Alexandre Alves e Reginaldo Hendrix, grandes entusiastas desse movimento”, contou Oreny Júnior.

A primeira edição do evento celebra a parceria promissora estabelecida entre o Coletivo de Sebos do RN e a Livraria Cooperativa Cultural, essa que possui um histórico de apoio a eventos culturais desde a sua fundação, na década de 1970. A união fortalecida em 2022, resultou na promoção da I feira de Livros do Coletivo de Sebos do RN, um evento que ocorreu na Universidade Federal do RN e contou com 20 expositores, entre sebos, antiquários e outros parceiros.

Para José Correia Torres Neto, Presidente da Livraria Cooperativa Cultural, apoiar atividades como esta significa popularizar o acesso à cultura, arte e literatura na cidade do Natal, além de ser uma oportunidade de visibilizar artistas e empreendedores locais.

“É um momento onde a pluralidade cultural e as várias representações artísticas se aproximam ainda mais do público. São os vinis, os livros, as HQs, as artes plásticas, as artes cênicas, entre outras representações, que conseguem expor a nossa sensibilidade e orientar os nossos caminhos”, defendeu José Correia Torres Neto.

Apesar dos problemas diários enfrentados pelo cenário cultural da cidade, “resistência” é uma palavra que não sai do vocabulário dos “moradores” do Mercado de Petrópolis. Ações como o Sábado no Mercado, fomentam a popularização do acesso a cultura e ajudam a aproximar a população aos espaços públicos, um sonho para Vera Gomes, Oreny Júnior, José Correia Torres Neto e tantos outros.

Serviço

O que: Sábado no Mercado: Feira Cultural

Quando: Sábado (04 de fevereiro), das 10h às 16h

Onde: Mercado de Petrópolis (Avenida Hermes da Fonseca, 804. Petrópolis).

Quem vai participar: 

Sebos e Livraria - Sebo Catalivros, Gajeiro curió, Livraria Cooperativa Cultural, Sebo Lisboa, Sebo Balalaika.

Colecionadores de Vinil: Reginaldo, Alexandre, Vladimir, Cristiano, Rossini, Itaércio.

Tem Camisetas, Mandalas- Ricardo, Flordelisio, Volante – Quadrinhos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.