Frente Parlamentar da Mulher é instalada na ALRN; Divaneide e Eudiane são presidente e vice-presidente
Natal, RN 20 de jun 2024

Frente Parlamentar da Mulher é instalada na ALRN; Divaneide e Eudiane são presidente e vice-presidente

8 de fevereiro de 2023
3min
Frente Parlamentar da Mulher é instalada na ALRN; Divaneide e Eudiane são presidente e vice-presidente

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com a maior bancada feminina da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi instalada nesta quarta-feira (8), a Frente Parlamentar da Mulher. Divaneide Basílio (PT) e Eudiane Macedo (PV) foram eleitas, à unanimidade, presidente e vice-presidente do grupo que conta ainda com as deputadas Isolda Dantas (PT), Terezinha Maia (PL) e Cristiane Dantas (SDD), ex-presidente e responsável pela criação da Frente, em 2017.

Os objetivos da associação de parlamentares incluem propor projetos e ações diversas que garantam a equidade e o combate à violência contra a mulher. Nos seis anos em atividade, a Frente discutiu políticas públicas para proteção às mulheres, além de lançar campanhas de saúde e valorização dos direitos e homenagens.

A primeira ação da Frente Parlamentar da Mulher na 63ª Legislatura será organizar as ações do dia 8 de março, data em que celebra o Dia Internacional das Mulheres.

Foto: João Gilberto

“Eu e Eudiane, que viemos da Zona Norte e que trazemos essa voz das comunidades, com certeza faremos um trabalho voltado ao enfrentamento de todas as violências, pela garantia dos direitos das mulheres, por essa interlocução e com todos os espaços que defendem a vida. Ao lado das minhas colegas Isolda, Terezinha, Cristiane e Eudiane faremos um trabalho coletivo e articulado”, celebrou Divaneide, que enquanto vereadora de Natal, de 2019 até o início deste ano, esteve à frente da presidência da Frente da Mulher da Câmara Municipal de Natal.

É ainda de sua autoria o projeto de Lei que cria o Dossiê das Mulheres natalenses, cujo objetivo é compilar dados, estatísticas e informações que subsidiem elaboração de políticas para as mulheres na capital potiguar.

Além da Frente Parlamentar, a deputada Cristiane defende também a instalação da Procuradoria da Mulher, sobre a qual já recebeu sinalização positiva do presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). “Foi apresentado um Projeto de Resolução e já se encontra no regimento interno da Casa e o presidente já se dispôs a sentarmos e colocarmos também a Procuradoria, fazendo com que esta Casa se equipare a outas casas legislativas, como a do Ceará e outras que vêm aí dando mais eficácia a estas pautas e bandeiras”, compartilhou a informação com os colegas durante a sessão plenária da terça-feira (7).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.