Inmet faz alerta de chuvas intensas para 43 cidades do RN  
Natal, RN 19 de abr 2024

Inmet faz alerta de chuvas intensas para 43 cidades do RN  

23 de fevereiro de 2023
3min
Inmet faz alerta de chuvas intensas para 43 cidades do RN  

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que, até às 10h desta sexta (24), podem ocorrer chuvas intensas em 43 cidades do Rio Grande do Norte. Segundo o alerta laranja (o segundo grau numa escala de três), que indica perigo, a previsão de chuvas de 30 a 60 milímetros, mas podendo chegar até a 100mm/dia. Natal, Parnamirim e Mossoró estão fora do alerta. 

As cidades alertadas pelo Inmetro são: Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Augusto Severo, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, Janduís, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho d’Água do Borges, Paraná, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Venha Ver e Viçosa. 

Próximos dias 

Nesta Quarta-feira de Cinzas (22), o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou, num intervalo de 6h, chuvas de 53,8 milímetros (mm) em Mossoró, de 33,4mm em Acari e de 22mm em Currais Novos (Seridó Potiguar).  

Os maiores volumes acumulados no período de sexta (17) até a manhã desta quinta (23) foram nos municípios de Riacho de Santana (Oeste Potiguar) com 113,0 mm, São Vicente (Central Potiguar) com 82,8 mm, Parnamirim (Leste Potiguar) com 55,7 mm e Campo Redondo (Agreste Potiguar) com 28,4 mm. 

A tendência é de continuidade da ocorrência de chuvas com o afastamento dos bloqueios meteorológicos e atuação da Zona de Convergência. Esses acumulados contribuem de forma significante com os volumes no mês de fevereiro, que até então vinham com valores baixos’’, detalhou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.  

Temperatura 

A previsão até domingo (26) é de céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Já em relação às temperaturas, a previsão para o Litoral Potiguar é de média de 22°C durante as madrugadas e 32°C, durante as tardes. Já no interior, as mínimas poderão atingir 18°C e as máximas, 36°C. 

Na próxima segunda-feira (27), a Emparn vai coordenar, por meio de vídeo conferência, a Reunião de Análise Climática para o Semiárido, quando será anunciada a previsão de chuvas para o trimestre março, abril e maio de 2023, meses que integram a quadra chuvosa do semiárido potiguar.  

  

O Sistema de Monitoramento da Emparn pode ser acessado nos endereços: emparn.rn.gov.br, na aba Meteorologia, ou no meteorologia.emparn.rn.gov.br.  

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.