Mineiro protocola projeto que cria Memorial na Câmara em referência ao 8 de janeiro
Natal, RN 28 de mar 2024

Mineiro protocola projeto que cria Memorial na Câmara em referência ao 8 de janeiro

17 de fevereiro de 2023
2min
Mineiro protocola projeto que cria Memorial na Câmara em referência ao 8 de janeiro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) apresentou um projeto para criar, na Câmara dos Deputados, um memorial em defesa da democracia, em referência ao ataque de 8 de janeiro. 

Foi nesta data, em 2023, que bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília e depredaram os prédios públicos, numa tentativa mal sucedida de golpe. Mais de 1,4 mil pessoas foram presas.

Segundo o projeto, o memorial será formado pelos materiais de “relevância histórica, cultural e política” depredado pelos bolsonaristas, incluindo peças danificadas e que não são possíveis de serem recuperadas.

Caso aprovado, ele será instalado no Salão Verde da Câmara e ficará sob responsabilidade do Centro Cultural da Casa. Além de Mineiro, assinam também o deputado Rogério Correia (PT/MG) e Alencar Santana (PT/SP).

Para os parlamentares, o 8 de janeiro não pode ser esquecido da memória nacional.

“A geração atual e as gerações futuras precisam conhecer o risco porque passou a democracia brasileira naquela data – em que instituições fundamentais do regime representativo e do Estado democrático de direito foram atacadas física e simbolicamente – e o valor da resistência democrática que criou as bases para a superação daquela ameaça”, afirmam na justificativa.

“Daqui a muitos anos, brasileiras e brasileiros, vivendo em uma democracia consolidada, lembrarão que ela se consolidou quando seus conterrâneos se posicionaram claramente a favor dos valores democráticos”, apontam os deputados, que pedem rapidez na aprovação.

Este é o segundo projeto de Mineiro relacionado ao ataque bolsonarista. Na sua primeira semana na Casa, ele apresentou outra iniciativa que pretende fazer do 8 de janeiro o dia nacional de defesa da democracia e do enfrentamento e combate ao fascismo e terrorismo.

Caso aprovado, o projeto deve promover iniciativas por meio do poder público, com sensibilização, informação, formação e conscientização sobre a relevância da democracia para a vida e o bem-estar dos brasileiros.

Saiba mais

Mineiro estreia na Câmara e quer transformar 8 de janeiro em dia de defesa da democracia e combate ao fascismo

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.