Natal começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19 nesta segunda (27)
Natal, RN 22 de mai 2024

Natal começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19 nesta segunda (27)

27 de fevereiro de 2023
3min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A vacinação de reforço contra a Covid -19 começa nesta segunda (27) em Natal (RN). Será utilizado o imunizante Pfizer bivalente, seguindo as prioridades elencadas por fases, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).

O grupo da primeira fase é formado por idosos a partir de 70 anos; pessoas de Instituições de Longa Permanência (ILP’s); Residência Inclusiva (RI); trabalhadores destas instituições; e imunossuprimidos a partir de 12 anos.  As outras fases prioritárias serão divulgadas posteriormente.

A bivalente é uma atualização dos primeiros imunizantes contra a covid-19 e protege tanto contra a cepa original do novo coronavírus, quanto contra as subvariantes da Ômicron. O estado recebeu 132.400 doses do imunizante e até o momento distribuiu 31.506. A meta é atingir a cobertura vacinal de 90% da população-alvo, estimada em 869.059 pessoas.

As pessoas que não se vacinaram ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses da vacina monovalente. Em seguida, a dose de reforço bivalente Pfizer deverá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário. Já as pessoas que completaram o esquema primário ou já receberam uma ou duas doses e reforço, estão aptas a receber a dose de reforço bivalente, respeitando também o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

Os locais para a vacinação continuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 15h. Já os pontos extras do Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping, funcionam de segunda-feira a sábado, das 14h às 20h.

As pessoas que receberem a dose de reforço da vacina bivalente terão seu esquema vacinal encerrado. Assim como, os idosos e imunossuprimidos que já receberam a terceira dose de reforço (D5), também terão seus esquemas encerrados após a dose com a Pfizer bivalente.

Para as pessoas fora do grupo de prioridade da Pfizer bivalente, enquanto não chega a vez, permanecerá a vacinação já utilizada para reforços da Oxford e Pfizer monovalente. Para todos os reforços, o intervalo permanece o mesmo, sendo de quatro meses da última dose.

FASES

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, inicialmente a campanha contemplará pessoas com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas e quilombolas.

Em sua segunda fase, a campanha imunizará pessoas de 60 a 69 anos de idade. Na terceira, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto) de 12 anos ou mais. A quarta fase é direcionada a trabalhadores de saúde e a quinta contemplará pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos), bem como funcionários do sistema de privação de liberdade.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.