Natal começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19 nesta segunda (27)
Natal, RN 23 de abr 2024

Natal começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19 nesta segunda (27)

27 de fevereiro de 2023
3min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A vacinação de reforço contra a Covid -19 começa nesta segunda (27) em Natal (RN). Será utilizado o imunizante Pfizer bivalente, seguindo as prioridades elencadas por fases, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).

O grupo da primeira fase é formado por idosos a partir de 70 anos; pessoas de Instituições de Longa Permanência (ILP’s); Residência Inclusiva (RI); trabalhadores destas instituições; e imunossuprimidos a partir de 12 anos.  As outras fases prioritárias serão divulgadas posteriormente.

A bivalente é uma atualização dos primeiros imunizantes contra a covid-19 e protege tanto contra a cepa original do novo coronavírus, quanto contra as subvariantes da Ômicron. O estado recebeu 132.400 doses do imunizante e até o momento distribuiu 31.506. A meta é atingir a cobertura vacinal de 90% da população-alvo, estimada em 869.059 pessoas.

As pessoas que não se vacinaram ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses da vacina monovalente. Em seguida, a dose de reforço bivalente Pfizer deverá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário. Já as pessoas que completaram o esquema primário ou já receberam uma ou duas doses e reforço, estão aptas a receber a dose de reforço bivalente, respeitando também o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

Os locais para a vacinação continuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 15h. Já os pontos extras do Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping, funcionam de segunda-feira a sábado, das 14h às 20h.

As pessoas que receberem a dose de reforço da vacina bivalente terão seu esquema vacinal encerrado. Assim como, os idosos e imunossuprimidos que já receberam a terceira dose de reforço (D5), também terão seus esquemas encerrados após a dose com a Pfizer bivalente.

Para as pessoas fora do grupo de prioridade da Pfizer bivalente, enquanto não chega a vez, permanecerá a vacinação já utilizada para reforços da Oxford e Pfizer monovalente. Para todos os reforços, o intervalo permanece o mesmo, sendo de quatro meses da última dose.

FASES

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, inicialmente a campanha contemplará pessoas com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas e quilombolas.

Em sua segunda fase, a campanha imunizará pessoas de 60 a 69 anos de idade. Na terceira, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto) de 12 anos ou mais. A quarta fase é direcionada a trabalhadores de saúde e a quinta contemplará pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos), bem como funcionários do sistema de privação de liberdade.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.