DEMOCRACIA

Natália reúne consenso dentro do PT e chega cacifada como deputada mais votada do RN para concorrer à prefeita de Natal

A deputada federal Natália Bonavides (PT) anunciou no último sábado (11) que é pré-candidata à Prefeitura de Natal. Parlamentar jovem, ela conseguiu reunir em torno de si o apoio dos principais grupos do PT e chega a 2024 com o status de ter sido a parlamentar mais votada em 2022.

O anúncio da deputada já era esperado internamente dentro do PT. Na última eleição municipal, em 2020, ela já reunia apoio dentro da sigla e contou com incentivos da presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e do presidente Lula. Entretanto, abriu mão da disputa e a candidatura do PT foi assumida pelo ex-senador Jean Paul Prates, hoje presidente da Petrobrás.

Para chegar até o Palácio Felipe Camarão, ela precisará quebrar uma marca: o PT nunca conseguiu eleger um prefeito em Natal. O partido disputou oito eleições como cabeça de chapa. No primeiro turno, o melhor resultado percentual foi em 2008, quando Fátima Bezerra alcançou 36,82% dos votos, mas perdeu para Micarla de Sousa.

Já no segundo turno, onde chegou apenas uma vez, Fátima recebeu 48,32% dos votos em 1996 contra Wilma de Faria (PSB), que levou 51,68%. 

O pior desempenho foi em 1992 com Júnior Souto, quando pontuou 6,89% dos votos válidos. Na última eleição, com Jean, o PT ficou em segundo, com 14,38%, mas viu Álvaro Dias (PSDB) ganhar ainda na primeira rodada.

A deputada mais votada

Os desempenhos recentes de Natália reacendem no PT o sonho antigo de governar a capital do Estado. Eleita pela primeira vez como vereadora em 2016, ela se candidatou à Câmara dos Deputados em 2018 e ficou com o segundo melhor desempenho. Foram 112.998 votos, equivalente a 7.02% do total.

Em 2022, em busca da reeleição, empalmou 157.565 votos (8,42%) e foi a mais votada. Só em Natal, ela recebeu mais de 12 mil votos (também a mais votada na cidade), vendo Fátima Bezerra pontuar 58,3% para governadora e vencer no primeiro turno. Já Lula recebeu também mais da metade dos votos válidos nas duas rodadas.

Escolha unânime

Ainda que tenha se colocado como pré-candidata, o nome de Natália ainda não foi confirmado pelo PT, já que a deliberação oficial precisa passar pelas instâncias internas. Mesmo assim, o caminho natural aponta para uma candidatura própria com apoio unânime da sigla, sem enfrentar resistências. 

Bonavides conta com apoio das principais correntes do PT com atuação no RN. Na lista estão incluídas a Construindo um Novo Brasil (grupo de Fernando Mineiro e Divaneide Basílio), Avante (de Fátima e Francisco), Democracia Socialista (de Isolda Dantas e Brisa Bracchi) e Resistência Socialista (de Marleide Cunha e Pedro Chê). 

Divaneide, embora aventada na mídia por algumas figuras públicas, nunca se colocou como pré-candidata e não possuiria interesse no momento. Assim, Natália caminha com o espaço aberto e com respaldo completo na sigla para buscar a inédita Prefeitura natalense.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article