Nomes de Girão, Benes e Zenaide são colocados à mesa para coordenar bancada federal do RN
Natal, RN 24 de abr 2024

Nomes de Girão, Benes e Zenaide são colocados à mesa para coordenar bancada federal do RN

4 de fevereiro de 2023
3min
Nomes de Girão, Benes e Zenaide são colocados à mesa para coordenar bancada federal do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Três parlamentares foram apresentados para coordenar a bancada federal do Rio Grande do Norte, que reúne deputados federais e senadores. Benes Leocádio (UNIÃO) deve disputar com General Girão (PL). Zenaide Maia (PSD) não se postulou oficialmente, mas é um nome considerado “simpático” por Fernando Mineiro (PT).

A função de líder de bancada é simbólica. Não está prevista nas normas do Legislativo e não tem nenhum tipo de remuneração. Ainda assim, são os coordenadores que negociam emendas parlamentares com ministros, prefeitos e congressistas que relatam o Orçamento. Por isso, é vista de forma estratégica. 

O atual coordenador é Leocádio, que assumiu em 2020 em substituição ao ex-deputado Rafael Motta (PSB), e quer se manter na função. 

Uma primeira reunião já ocorreu nesta quinta-feira (2). Estiveram presentes, além de Mineiro, Benes e Girão, os também deputados Paulinho Freire (UNIÃO), Robinson Faria (PL) e Sargento Gonçalves (PL). João Maia (PL) também participou de uma parte, mas precisou se ausentar.

Zenaide Maia não participou porque estava na sessão de escolha para a Mesa Diretora do Senado, e afirmou que só vai se pronunciar quando participar de outra reunião com os colegas. Mais um encontro está marcado para a próxima terça (7), quando o martelo deve ser batido.

“Os deputados Benes e Girão colocaram o nome à disposição. Nem sei se ela disponibilizará o nome, mas sou simpático ao nome da senadora Zenaide”, disse Mineiro, que está em seu primeiro mandato na Câmara.

O parlamentar evitou comentar mais sobre os encontros.

“É uma coisa muito interna de bancada, não tem papel nenhum além de coordenar as ações de emenda”, afirmou.

A disputa informal deve polarizar em torno da posição pró ou contra governo. Benes Leocádio, atual líder, era próximo da gestão Bolsonaro e teve 92% de votações de acordo com o antigo governo, segundo a plataforma Radar do Congresso em Foco.

Com a mudança no Planalto, o União Brasil, sua sigla, emplacou três indicações para os ministérios de Lula, mas o partido ainda não fechou questão sobre compor a base governista. Nesta semana, a reportagem tentou contato com Leocádio para saber qual será sua posição frente à nova presidência, mas não teve retorno. 

Já General Girão compõe a bancada de bolsonaristas raiz e é um fiel aliado do ex-presidente. Zenaide, por outro lado, apoia Lula e tem forte relação com a governadora Fátima Bezerra (PT).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.