ONG mexicana aponta Mossoró como cidade mais violenta do Brasil; Natal é a sexta
Natal, RN 25 de abr 2024

ONG mexicana aponta Mossoró como cidade mais violenta do Brasil; Natal é a sexta

22 de fevereiro de 2023
3min
ONG mexicana aponta Mossoró como cidade mais violenta do Brasil; Natal é a sexta

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Mossoró foi a cidade mais violenta do Brasil em 2022 e a 11ª do mundo, segundo o ranking da ONG Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal do México. Já a região metropolitana de Natal aparece na sexta colocação entre as cidades brasileiras e a 28ª no mundo.

A organização mexicana é uma das principais entidades internacionais no monitoramento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo. Para a classificação, ela utiliza dados da taxa de homicídios de cidades com mais de 300 mil habitantes. No caso nacional, a população é estimada com base na prévia do Censo 2022, e o índice é calculado pelo número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

Dos municípios presentes, 17 estão no México e 10 no Brasil. Segundo a lista, Mossoró teve 167 homicídios em 2022, dentro de uma população de 264.181 pessoas, registrando, assim, uma taxa de 63.21 mortes por 100 mil habitantes. 

Em Natal, a classificação considera quase toda a região metropolitana, com 13 municípios, e soma a população destas cidades (além da capital, Arês, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, Ielmo Marinho, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Vera Cruz). O levantamento não explica porque dois municípios da Grande Natal ficaram de fora (Parnamirim e Bom Jesus).

A taxa de homicídios, para a região metropolitana, é de 45.06, equivalente a 569 homicídios para uma população de 1,2 milhão de habitantes.

Em comparação à lista de 2021, as cidades brasileiras mudaram de posições. Naquele ano, a mais violenta do país era Feira de Santana, na Bahia, que figurava em 12ª na posição geral. Já Mossoró era a segunda mais violenta do Brasil e 20ª do mundo, enquanto Natal aparecia na posição 33.

Segundo o Conselho, diferentes fontes foram utilizadas para estimar o ranking. No caso natalense, por exemplo, a ONG afirma que os dados não são os oficiais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), mas fruto de estudos realizados pelo Monitor da Violência do jornal O Globo em conjunto com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).

Outras cidades do país ainda aparecem em destaque no top 50 de mais violentas do mundo, como Salvador (19ª), Manaus (21ª), Feira de Santana (22ª), Vitória da Conquista (26ª), Fortaleza (31), Recife (35ª), Maceió (36ª) e Teresina (40ª).

Confira a lista completa:

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.