Primeira vereadora trans do RN, Thabatta Pimenta ensaia candidatura por Natal e torce por chapa entre Rafael Motta e Natália à Prefeitura
Natal, RN 20 de abr 2024

Primeira vereadora trans do RN, Thabatta Pimenta ensaia candidatura por Natal e torce por chapa entre Rafael Motta e Natália à Prefeitura

6 de fevereiro de 2023
3min
Primeira vereadora trans do RN, Thabatta Pimenta ensaia candidatura por Natal e torce por chapa entre Rafael Motta e Natália à Prefeitura

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Eleita em 2020 como a primeira pessoa trans a conquistar um cargo no legislativo do Rio Grande do Norte, em Carnaúba dos Dantas, Thabatta Pimenta (PSB) pode mudar de domicílio e se candidatar a vereadora por Natal. Próxima a Rafael Motta, da mesma sigla, ela ainda torce por uma chapa para a Prefeitura que una o ex-deputado a Natália Bonavides (PT).

“Pelas conversas que eu tive eu vejo que é possível, basta as conversas se adiantarem e entenderem o que está se colocando aí, o que o povo quer. Rafael, por exemplo, consegue transitar por muitos meios, e é uma forma também de conseguir um público bem maior. Eu acho que essa junção seria muito importante, então é a hora do PT, do PSB, dos partidos de centro-esquerda e quem quer que seja se unirem de verdade e pensar no que está por vir”, analisa a vereadora.

Relembrando a disputa de 2022, ela ainda critica a escolha do PT por uma aliança com o PDT de Carlos Eduardo, que se lançou a senador e foi derrotado. Motta disputou o mesmo cargo e os votos progressistas se dispersaram.

“A esquerda tinha a possibilidade de eleger Rafael, mas optaram pela velha política. Então eu acho que é a hora é essa, de se unir, de pensar no futuro, no povo que realmente está clamando por uma mudança igualitária, que chegue a todos os recortes da sociedade”, deseja.

Vereadora de Natal

Em 2020, Pimenta alcançou 246 votos na pequena cidade de Carnaúba dos Dantas e conquistou uma cadeira na Câmara local. A vereadora não pensa em deixar o Legislativo de lado mas, agora, aventa a possibilidade de disputar o mesmo cargo na capital potiguar. No ano passado, se candidatou a deputada federal e recebeu 40.533 votos. Foi a segunda mulher progressista mais votada.

“Estou ouvindo a população que quer uma renovação também na Câmara Legislativa de Natal, e como eu tenho casa aqui [em Natal] há muito tempo, eu fico aqui e em Carnaúba, é uma possibilidade de eu ser uma possível candidata para a Câmara dos Vereadores de Natal”, comenta.

Saiba mais

Natália Bonavides deixa em aberto possibilidade de disputar Prefeitura de Natal em 2024

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.