Primeira vereadora trans do RN, Thabatta Pimenta ensaia candidatura por Natal e torce por chapa entre Rafael Motta e Natália à Prefeitura
Natal, RN 18 de jun 2024

Primeira vereadora trans do RN, Thabatta Pimenta ensaia candidatura por Natal e torce por chapa entre Rafael Motta e Natália à Prefeitura

6 de fevereiro de 2023
3min
Primeira vereadora trans do RN, Thabatta Pimenta ensaia candidatura por Natal e torce por chapa entre Rafael Motta e Natália à Prefeitura

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Eleita em 2020 como a primeira pessoa trans a conquistar um cargo no legislativo do Rio Grande do Norte, em Carnaúba dos Dantas, Thabatta Pimenta (PSB) pode mudar de domicílio e se candidatar a vereadora por Natal. Próxima a Rafael Motta, da mesma sigla, ela ainda torce por uma chapa para a Prefeitura que una o ex-deputado a Natália Bonavides (PT).

“Pelas conversas que eu tive eu vejo que é possível, basta as conversas se adiantarem e entenderem o que está se colocando aí, o que o povo quer. Rafael, por exemplo, consegue transitar por muitos meios, e é uma forma também de conseguir um público bem maior. Eu acho que essa junção seria muito importante, então é a hora do PT, do PSB, dos partidos de centro-esquerda e quem quer que seja se unirem de verdade e pensar no que está por vir”, analisa a vereadora.

Relembrando a disputa de 2022, ela ainda critica a escolha do PT por uma aliança com o PDT de Carlos Eduardo, que se lançou a senador e foi derrotado. Motta disputou o mesmo cargo e os votos progressistas se dispersaram.

“A esquerda tinha a possibilidade de eleger Rafael, mas optaram pela velha política. Então eu acho que é a hora é essa, de se unir, de pensar no futuro, no povo que realmente está clamando por uma mudança igualitária, que chegue a todos os recortes da sociedade”, deseja.

Vereadora de Natal

Em 2020, Pimenta alcançou 246 votos na pequena cidade de Carnaúba dos Dantas e conquistou uma cadeira na Câmara local. A vereadora não pensa em deixar o Legislativo de lado mas, agora, aventa a possibilidade de disputar o mesmo cargo na capital potiguar. No ano passado, se candidatou a deputada federal e recebeu 40.533 votos. Foi a segunda mulher progressista mais votada.

“Estou ouvindo a população que quer uma renovação também na Câmara Legislativa de Natal, e como eu tenho casa aqui [em Natal] há muito tempo, eu fico aqui e em Carnaúba, é uma possibilidade de eu ser uma possível candidata para a Câmara dos Vereadores de Natal”, comenta.

Saiba mais

Natália Bonavides deixa em aberto possibilidade de disputar Prefeitura de Natal em 2024

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.