A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a 2ª melhor universidade do Nordeste, ficando atrás apenas da federal de Pernambuco (UFPE), segundo o ranking da Webometrics Ranking of World Universities, estudo espanhol que avaliou mais de 31 mil instituições em 200 países. A proposta do levantamento é promover as publicações das universidades na internet, facilitando o acesso a pesquisas científicas e visibilidade das universidades.
A UFRN também aparece como a 13ª melhor universidade do país e a 21ª melhor classificada na América Latina. Nessa avaliação de 2023, dentre as universidades federais, a UFRN foi considerada a 8ª mais bem colocada do país e a 13ª dentre as instituições de ensino superior. Já no ranking mundial, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte alcançou a posição 741.
Dentre os critérios avaliados para a elaboração do ranking, está a visibilidade das produções (impacto do conteúdo na internet), a excelência (principais artigos citados) e a transparência ou abertura (principais pesquisadores citados). O ranking foi criado pela Cybermetrics Lab, grupo do Conselho Superior de Investigações Científicas, que é considerado o maior órgão público de pesquisa da Espanha.

Ranking britânico
Em um outro ranking, o Times Higher Education World University Rankings 2023, divulgado em outubro do ano passado, a UFRN já aparecia entre as melhores.
Levando em conta as universidades brasileiras, a UFRN ficou na 21ª posição, um desempenho que permitiu avançar 20 posições à frente da colocação atingida no ranking anterior.
Já dentre as federais do Brasil, a UFRN saltou da 27ª para a 13ª posição, sendo esse o melhor desempenho dos últimos cinco anos. Na classificação geral, levando em conta as universidades de todo o mundo, a UFRN ficou entre a 1.201-1.500 posição.
Para a elaboração do ranking, foram analisados 13 indicadores de desempenho nas áreas de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Na avaliação de 2023, a UFRN teve como destaques os pilares de pesquisa e citações internacionais de trabalhos realizados na instituição.
No primeiro semestre de 2022, a UFRN também esteve em destaque quando apareceu na 28ª posição no ranking das melhores universidades da América Latina (empatada com a Universidade Austral do Chile). A instituição foi a única do Nordeste brasileiro no seleto e conceituado ranking sas 30 melhores da revista britânica Times Higher Education (THE).
Ao todo foram avaliadas 197 instituições pela THE, especializada na publicação de notícias e artigos referentes a educação superior e referência mundial na análise da área.