Ranking espanhol aponta UFRN como a 2ª melhor universidade do Nordeste, a 13ª do país e a 21ª da América Latina 
Natal, RN 25 de abr 2024

Ranking espanhol aponta UFRN como a 2ª melhor universidade do Nordeste, a 13ª do país e a 21ª da América Latina 

17 de fevereiro de 2023
3min
Ranking espanhol aponta UFRN como a 2ª melhor universidade do Nordeste, a 13ª do país e a 21ª da América Latina 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a 2ª melhor universidade do Nordeste, ficando atrás apenas da federal de Pernambuco (UFPE), segundo o ranking da Webometrics Ranking of World Universities, estudo espanhol que avaliou mais de 31 mil instituições em 200 países. A proposta do levantamento é promover as publicações das universidades na internet, facilitando o acesso a pesquisas científicas e visibilidade das universidades. 

A UFRN também aparece como a 13ª melhor universidade do país e a 21ª melhor classificada na América Latina. Nessa avaliação de 2023, dentre as universidades federais, a UFRN foi considerada a 8ª mais bem colocada do país e a 13ª dentre as instituições de ensino superior. Já no ranking mundial, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte alcançou a posição 741. 

Dentre os critérios avaliados para a elaboração do ranking, está a visibilidade das produções (impacto do conteúdo na internet), a excelência (principais artigos citados) e a transparência ou abertura (principais pesquisadores citados). O ranking foi criado pela Cybermetrics Lab, grupo do Conselho Superior de Investigações Científicas, que é considerado o maior órgão público de pesquisa da Espanha. 

Ranking da Webometrics Ranking of World Universities I Reprodução

Ranking britânico 

Em um outro ranking, o Times Higher Education World University Rankings 2023, divulgado em outubro do ano passado, a UFRN já aparecia entre as melhores. 

Levando em conta as universidades brasileiras, a UFRN ficou na 21ª posição, um desempenho que permitiu avançar 20 posições à frente da colocação atingida no ranking anterior. 

Já dentre as federais do Brasil, a UFRN saltou da 27ª para a 13ª posição, sendo esse o melhor desempenho dos últimos cinco anos. Na classificação geral, levando em conta as universidades de todo o mundo, a UFRN ficou entre a 1.201-1.500 posição. 

Para a elaboração do ranking, foram analisados 13 indicadores de desempenho nas áreas de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Na avaliação de 2023, a UFRN teve como destaques os pilares de pesquisa e citações internacionais de trabalhos realizados na instituição. 

No primeiro semestre de 2022, a UFRN também esteve em destaque quando apareceu na 28ª posição no ranking das melhores universidades da América Latina (empatada com a Universidade Austral do Chile). A instituição foi a única do Nordeste brasileiro no seleto e conceituado ranking sas 30 melhores da revista britânica Times Higher Education (THE). 

Ao todo foram avaliadas 197 instituições pela THE, especializada na publicação de notícias e artigos referentes a educação superior e referência mundial na análise da área.   

Saiba +

Mesmo com cortes no orçamento, UFRN aumenta destaque brasileiro no ranking das melhores universidades do mundo

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.