RN teve redução de 30% no número de homicídios no carnaval de 2023 em comparação a 2022 
Natal, RN 24 de abr 2024

RN teve redução de 30% no número de homicídios no carnaval de 2023 em comparação a 2022 

23 de fevereiro de 2023
3min
RN teve redução de 30% no número de homicídios no carnaval de 2023 em comparação a 2022 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No carnaval de 2023 foram registrados 14 homicídios, 30% a menos do que em 2022, quando ocorreram 20 mortes nesse mesmo período. Os dados foram registrados pelas forças de segurança, compilados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e divulgados na manhã desta quinta (23), pelo Governo do Estado. 

Em cinco dias de operação, segundo a Polícia Militar, 160 pessoas foram conduzidas, 14 armas foram apreendidas, 16 veículos recuperados e houve, ainda, a condução de 36 pessoas por embriaguez ao volante e 12 por violência doméstica. 

Já a Polícia Civil registrou durante esse carnaval um total de 42 Autos de prisão em flagrante, 33 Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O.), 16 Boletins de Ocorrência Circunstanciado (B.C.O.) e 310 Boletins de Ocorrência (B.O.) em Delegacias Fixas e Unidades Móveis espalhadas nos municípios. Ao todo, cerca de 3.290 agentes estaduais de segurança pública, além do apoio de estruturas municipais e federais, trabalharam nesse período.  

 O Corpo de Bombeiros também realizou atendimentos e registrou 249 ocorrências, sendo 172 atendidas pelas centrais e 77 atendimentos nos polos da região metropolitana de Natal. Os militares efetuaram sete resgates em praias, sem o registro de nenhum óbito em regiões com Guarda-Vidas. Além de ações educativas, de orientação, os Bombeiros também fizeram 3.516 advertências. 

"A Operação Carnaval teve pleno êxito porque teve uma maior ostensividade das forças de segurança pública, uma maior ocupação da Polícia Civil das delegacias regionais no atendimento ao cidadão, o Corpo de Bombeiros atuou no apoio e socorro, além da integração com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Penal", avaliou o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado, Coronel Francisco Araújo.

Apesar da redução dos índices ligados à violência, a cúpula da Segurança Pública do estado considerou grave um caso registrado em Caicó que não tem relação com o carnaval, mas que ocorreu durante o período da festa.

"Consideramos uma ocorrência grave um fato que ocorreu em Caicó. Um cidadão maculou uma senhora, ela veio à óbito, depois houve diligência para encontrar esse cidadão e ele foi encontrado sem vida. O Itep [Instituto Técnico e Científico de Polícia] fez o isolamento do local e ele foi levado para perícia", relatou Araújo.

 Saiba +

Vídeo: Mulher é espancada por pai da filha que justifica “ela deu motivo suficiente” 

Em Touros-RN, mulher defende mãe e filhos de agressor em hotel, que prefere não se pronunciar

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.