Saúde faz greve de 24 horas por pagamento de plantões atrasados; Governo anuncia quitação de dezembro
Natal, RN 30 de mai 2024

Saúde faz greve de 24 horas por pagamento de plantões atrasados; Governo anuncia quitação de dezembro

1 de fevereiro de 2023
3min
Saúde faz greve de 24 horas por pagamento de plantões atrasados; Governo anuncia quitação de dezembro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Apesar do anúncio feito pelo Governo do Estado de que pagaria os plantões extras do mês de dezembro nesta quarta (1), os servidores da Saúde estão realizando uma paralisação de 24 horas pelo pagamento dos demais meses em atraso.

Um grupo de servidores se reuniu em um ato na frente do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, na manhã desta quarta, e saiu em direção à Governadoria. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), a categoria vem questionando o Governo do Estado sobre um calendário de pagamento dos plantões extras em atraso, mas sem sucesso.

“Desde o início de janeiro, a direção do Sindsaúde/RN procurou incessantemente a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), em busca de informações sobre o pagamento dos plantões eventuais. Mas mesmo montando uma comissão com trabalhadores da base e buscando a SEPLAN por 3 vezes só neste mês, infelizmente os responsáveis pela pasta sequer souberam informar um prazo de quando o dinheiro cairia na conta dos servidores”, publicou a direção do Sindicato em um comunicado divulgado à imprensa.

Participam dos plantões os técnicos (a) de enfermagem e enfermeiros (a), assistentes sociais, além de outros profissionais da saúde.

"É um absurdo, uma vergonha. A gente se submete a trabalhar além da nossa carga horária porque o salário que a gente recebe não dá pra nossa sobrevivência, por isso que a gente tira plantão extra! Queremos o retorno do pagamento do plantão eventual no contracheque dentro do mês trabalhado e queremos, imediatamente, o pagamento do plantão eventual de dezembro", reivindica Rosália Fernandes, servidora e integrante da coordenação geral do Sindsaúde/ RN.

Servidores da Saúde na Governadoria I Foto: Sindsaúde/ RN
Servidores da Saúde na Governadoria I Foto: Sindsaúde/ RN

Em suas redes sociais, a Governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), anunciou o pagamento dos plantões eventuais de dezembro e justificou que o atraso na remuneração dos servidores é resultado da queda de arrecadação com o ICMS, provocada por mudanças na legislação durante o governo Bolsonaro. Na mesma publicação, a governadora do estado também se comprometeu em colocar em dia o pagamento das diárias operacionais dos operadores da segurança pública.

https://twitter.com/fatimabezerra/status/1620530446517026816
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.