Seminário Axó apresenta cultura, arte e religião afro-brasileira para a comunidade acadêmica
Natal, RN 19 de abr 2024

Seminário Axó apresenta cultura, arte e religião afro-brasileira para a comunidade acadêmica

12 de fevereiro de 2023
2min
Seminário Axó apresenta cultura, arte e religião afro-brasileira para a comunidade acadêmica

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Seminário Axó, que tem como tema “A Tradição das Roupas de Axé”, será um evento de aprendizado sobre a arte e cultura que está ligada à religiosidade afro-brasileira, mais especificamente, o candomblé. Judson Andrade Takará, professor graduado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, será o principal responsável por lecionar o seminário, que ocorre ns segunda-feira (13 de fevereiro), às 19 horas, na Sede da Nação Zamberacatu, Prédio do TECESOL, Rua Governador Valadares, número 4848. 

O evento é uma realização do Ateliê Akará, com apoio da Casa Afropaty e da Nação Zamberacatu e com patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal, através do edital de Apoio Financeiro para Manifestações Culturais e Artísticas das Matrizes Africanas e Ameríndias. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através de um formulário digital já disponibilizado (https://forms.gle/Px8BMSEd8V6LDhp3A). 

Judson é um artista visual, preto e LGBT, fundador do ateliê Akará, que faz um trabalho notório de ações formativas, culturais e artísticas há 5 anos, criando roupas tradicionais do candomblé para terreiros e para a Nação Zamberacatu.  O seminário será um desdobramento dos saberes que foram adquiridos e repassados durante este período no ateliê, no meio acadêmico e nas vivências reais do candomblé. 

O enfoque principal está na história das vestimentas tradicionais do candomblé, sua importância no cotidiano dos praticantes da religião e a sua ligação com o período de carnaval. O evento também contará com a exibição dos seminários de edições passadas e parte reservada para que os visitantes conversem e tirem dúvidas com os participantes.

O seminário é uma oportunidade de conhecer um pouco mais a cultura afro-brasileira, por intermédio da sua religiosidade e arte, tão presente na vestimenta dos praticantes do candomblé no país.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.