Sofá Design: loja fecha em Natal e clientes denunciam calote
Natal, RN 23 de abr 2024

Sofá Design: loja fecha em Natal e clientes denunciam calote

27 de fevereiro de 2023
5min
Sofá Design: loja fecha em Natal e clientes denunciam calote

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Dezenas de clientes estão denunciando a empresa Sofá Design, em Natal, por não entregar os produtos comprados. O prédio da loja de móveis, na Avenida Prudente de Morais, 1350 – Tirol, está fechado e vazio. Um papel com a data de 11 de fevereiro avisa que o atendimento está sendo feito apenas pelo WhatsApp.

No aplicativo de mensagens, ninguém responde. Também no WhatsApp, um grupo com quase 80 pessoas conversa sobre as providências que serão tomadas. Boletim de Ocorrência, reclamação ao Procon, cancelamento da compra junto às operadoras de cartão de crédito e ações judiciais são discutidos.

Coordenador Geral de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN), Thiago Gomes confirma o problema: “O Procon e a Delegacia do Consumidor têm recebido muita reclamação dessa empresa, temos acompanhado e buscado orientar e auxiliar na solução”.

Aviso deixado na porta da loja em Natal.

De acordo com participantes, são mais de 200 pessoas lesadas pela loja na capital potiguar. Os prazos de entrega são prorrogados e as vendas continuam sendo realizadas sem entrega, relatam.

Um homem disse que comprou uma mesa e seis cadeiras em novembro de 2021 e depois de várias entregas erradas, recebeu as cadeiras “de péssima qualidade”, mas a mesa nunca foi entregue. “Ajuizei uma ação e estou aguardando”, diz.

Outro cliente deixou na loja R$ 9 mil. Em setembro de 2022, ele comprou duas mesas e seis cadeiras, mas até o momento não recebeu os produtos. No lugar da compra, diz que recebeu uma mesa “usada” da Tendência Interiores, loja do mesmo grupo.

“Mandei uma notificação extrajudicial para eu pegar as mesas e cadeiras na Tendência [Interiores], mas disseram que não. Mandei para evitar a Justiça, mas nem assim fizeram. Então vou entrar com os processos civil e criminal”, conta o cliente, que recebeu informações de um advogado sobre o fechamento da fábrica em Macaíba, com demissão de aproximadamente 100 funcionários, sem aviso prévio.

“Eles ainda dizem que vão entregar e que a fábrica não fechou, mentindo.”, aponta cliente.

Uma cliente conta que comprou sofá, mesa lateral e centro no dia 28 de novembro, com entrega prevista para 25 de fevereiro e até o momento não recebeu nem mesmo uma justificativa.

“Enviei mensagens várias vezes falando sobre a minha compra e não respondem. Diante de tantas reclamações em redes sociais, inclusive quebra de lojas fiquei muito preocupada. Já liguei várias vezes, não me atendem, resolvi ir na loja da Prudente de Morais e me deparei com a loja fechada, sem móvel nenhum. Já comprei com dificuldade, R$ 4.600. Não posso perder. O banco orientou que eu enviasse mensagens para a loja até amanhã e enviasse os prints junto com os documentos. Pelo visto, enganaram muita gente. E no Brasil todo. Esses donos têm que pagar”.

A última publicação dos perfis da empresa nas redes sociais é de 12 de fevereiro. No Instagram (@sofadesign.natal) não é possível deixar comentários. No Facebook, há algumas reclamações:

Na tarde desta segunda-feira (27), a Agência Saiba Mais tentou contato com a loja, por meio do canal disponibilizado, mas assim como os clientes, não obteve resposta.

O problema não é exclusivo da filial potiguar. Em João Pessoa-PB e em Fortaleza-CE, a mesma loja passa por situação semelhante. A imprensa desses estados noticiou neste mês de fevereiro que a empresa responde a numerosas denúncias junto ao Procon.

Na capital cearense, fechou as portas de duas unidades e está sob investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) junto da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF).

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou, por meio da assessoria de comunicação, que ainda não há registros do caso até a tarde desta segunda-feira.

De acordo com o site da Sofá Design, a rede de lojas de móveis está presente ainda em Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo, Campinas (SP), Recife (PE) e Campina Grande (PB). A marca é parte do Grupo Madetex, fundado em 20 de março de 1990, "com mais de três décadas de fabricação e comercialização de produtos decorativos de comprovada qualidade, segurança, conforto e beleza".

Confirmando a informação do cliente sobre a fábrica em Macaíba, a página institucional diz que o parque fabril tem 17 mil m2 de área construída e fica localizado na região metropolitana de Natal/RN. "Em breve, iremos inaugurar uma segunda unidade com novos 20.000 m2, tudo feito com responsabilidade socioambiental e com uso de tecnologia de ponta para garantir que cada móvel Sofá Design tenha a marca da qualidade e do estilo que a sua casa merece", avisam.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.