Número de crianças sem vaga nas creches em Natal aumentou 104% em um ano
Natal, RN 19 de abr 2024

Número de crianças sem vaga nas creches em Natal aumentou 104% em um ano

11 de março de 2023
3min
Número de crianças sem vaga nas creches em Natal aumentou 104% em um ano

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em 2023, mais de 1,7 mil crianças ficaram sem vagas nas creches da Prefeitura de Natal. O dado representa um aumento de 104% em comparação com 2022, quando 836 crianças ficaram na suplência em busca de uma vaga na rede municipal.

Com o déficit de vagas para atender todo mundo, a Prefeitura realiza, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), um sorteio eletrônico que define quem entra e quem fica de fora da rede pública. 

Para o ano letivo de 2023, o sorteio foi feito nesta sexta (10). Ao todo, foram 3.613 vagas para a etapa de creche (Berçário I e II e Níveis I e II), abaixo das 5.320 inscrições feitas por pais e/ou responsáveis. Desse modo, 32% dos alunos não conseguiram o direito de estudar gratuitamente.

Entre 2022 e 2023, a procura por vagas aumentou 8%, passando de 4.924 inscrições para 5.320. Por outro lado, o número de vagas teve uma queda de 11% e não compensou a alta procura. O quantitativo foi de 4.088 para 3.613.

Segundo a secretária de Educação Cristina Diniz, o problema para os pais e responsáveis que precisam deixar os filhos em uma unidade e não encontram espaço é histórico. Ela diz que cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) estão sendo transferidos para prédios maiores com capacidade de comportar mais matriculados.

“Quando substituirmos, vamos ter um acréscimo de vagas significativo. Acreditamos que nesses cinco Centros nós vamos ter um média mais de 1.200 novas vagas para creche, tentando amenizar a situação dessas crianças que ficaram fora”, explica.

Já para quem não conseguir vaga, resta esperar na lista da suplência, em que as crianças vão sendo chamadas ao longo do ano. Ainda assim, não é possível atender a todos.

“Durante o ano, elas [crianças] vão sendo chamadas à medida que surge a vaga. Em 2022, ficaram em torno de 800 crianças fora e nós conseguimos atender 300 crianças durante o ano. Então, acredito que em 2023 nós vamos poder atender ainda mais crianças devido a esses remanejamentos de prédios. Também vamos realizar concurso público efetivo para professor e educador infantil, o que também traz a condição desse recebimento de crianças na etapa creche”, diz a secretária.

O número de vagas para as creches da Prefeitura tem caído ano a ano. Em 2020, eram 4.113 vagas; passou para 3.721 em 2021. No ano passado, experimentou um leve aumento e foi a 4.088 mas, para 2023, voltou a ter queda e passou a ser 3.613 vagas.

Saiba mais

Prefeitura de Natal define vaga nas creches por sorteio e mais de 1,7 mil crianças ficam de fora

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.