Acolhimento e bem-estar são oferecidos para idosos nas Instituições de Longa Permanência do RN
Natal, RN 23 de abr 2024

Acolhimento e bem-estar são oferecidos para idosos nas Instituições de Longa Permanência do RN

5 de março de 2023
4min
Acolhimento e bem-estar são oferecidos para idosos nas Instituições de Longa Permanência do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Karen Sousa

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS) são lar, hoje, de muitas pessoas com idade acima de 60 anos. As moradias são serviços de acolhimento destinados a idosos com diversos graus de dependência que tem ou não suporte familiar.

É dever dessas instituições ter caráter residencial com finalidade de receber coletivamente idosos em condições de liberdade, dignidade e cidadania, além promover o bem-estar dessa população.

A natureza do acolhimento deve ser provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares, segundo a Tipificação de Serviços Socioassistenciais, como afirma Larissa Carvalho, subcoordenadora na Proteção Social Especial na Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

“Esse serviço é previsto para idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos”, completa ela.

Estão presentes no Rio Grande do Norte, hoje, 44 instituições de acolhimento, divididos nos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará Mirim, São José de Mipibu, Arês, Goianinha, Bom Jesus, Poço Branco, São Tomé, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Jardim do Seridó, Caicó, São José do Seridó, Cruzeta, Jucurutu, Areia Branca, Caraúbas e Patu.

O mapa oferecido pela Sethas mostra as 44 instituições em todo o RN.

Em Natal, o Instituto Juvino Barreto é uma das residências acolhedoras de idosos e está em atividade há 80 anos. A instituição oferece hoje moradia a 72 idosos e conta com serviços de assistência que incluem enfermagem, fisioterapia, geriatria, psicologia e terapia ocupacional, além de realizar ações que levam diversão aos moradores.

O acolhimento realizado pela instituição acontece de acordo com Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e recebe ações voluntárias de órgãos públicos e de projetos sociais e também doações da população.

O instituto está a 80 anos acolhendo pessoas na terceira idade. Foto: Sandro Menezes

A Irmã Rita Cerqueira, diretora administrativa do Juvino Barreto, ressalta que as dificuldades enfrentadas são muitas, mas é a partir das doações que o instituto se mantém em atividade. São recebidos todos os tipos de doação, de alimentos à itens de higiene pessoal e limpeza. As doações podem ser feitas diretamente na instituição, das 7h até às 17h, todos os dias.

Combater maus tratos e garantir bem-estar

Segundo dados do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos de 2022, no Rio Grande do Norte, foram realizadas 699 denúncias aos canais do Governo Federal em que as vítimas eram pessoas com idade acima de 60 anos. Em todo o Brasil, foram realizadas 30.822 denúncias.

As Instituições de Longa Permanência para Idosos buscam dar apoio e acolhimento às pessoas que sofrem ou já passaram por situações de maus tratos e violência. Os idosos encontram, nesses lares, o bem-estar que não puderam ter fora deles e o suporte necessário de cada dia.

São nos canais Disque 100, Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil que permitem a execução de denúncias de violações contra os direitos.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.