Advogada é condenada no RN por repassar mensagens de facção criminosa
Natal, RN 28 de mar 2024

Advogada é condenada no RN por repassar mensagens de facção criminosa

28 de março de 2023
4min
Advogada é condenada no RN por repassar mensagens de facção criminosa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Wanessa Jesus Ferreira de Morais, acusada de fazer parte de uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios potiguares, foi condenada a 3 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de organização criminosa.

A advogada foi investigada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entre janeiro de 2021 e junho de 2022. No dia 12 de julho de 2021 ela foi flagrada trocando bilhetes com o preso Carlos Alessandro, na penitenciária estadual Rogério Coutinho.

No bilhete apreendido, o detento repassava ordens para os faccionados libertos de sua ‘quebrada’ (local dominado).  O detento Carlos Alessandro Teixeira Feliciano teve a pena ampliada em mais 5 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão, devido ao flagrante.

Operação Carteiras

Wanessa Jesus Morais foi alvo da operação Carteiras, deflagrada pelo MPRN em 8 de junho de 2022. Durante a investigação foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e outros quatro, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, Extremoz, Nísia Floresta.

Os mandados foram cumpridos nas residências dos advogados, em um escritório de advocacia e ainda nas penitenciárias estaduais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga. A ação teve o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal. Ao todo, cinco promotores de Justiça, 11 servidores do MPRN, 20 policiais militares e quatro policiais penais participaram do cumprimento dos mandados.

Três advogados condenados em 2023

No início deste mês, a também advogada Mona Lisa Amélia Albuquerque de Lima foi condenada a quatro anos, nove meses e cinco dias de reclusão e 16 dias-multa por trocar mensagens, servindo de comunicação entre os chefes da organização criminosa presos com outros integrantes que estão nas ruas.

Além dela, os internos Orlando Vasco dos Santos e Erasmo Carlos da Silva Fernandes também receberam condenações. Mona Lisa deverá cumprir a pena de reclusão em regime semiaberto.

Já na semana passada, o advogado Jailson Bezerra de Andrade foi preso por transmitir bilhetes e “salves” entre integrantes de uma facção criminosa que atua dentro e fora de unidades prisionais do Estado. Ele foi condenado pelo crime de organização criminosa armada, com pena de 4 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão e ainda multa.

Jailson Bezerra de Andrade também deverá, inicialmente, cumprir pena em regime semiaberto, em prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica. Ele está proibido de manter contato com os demais acusados nas ações penais da operação Carteiras; não pode usar o WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagem instantânea; e também está proibido utilizar aparelhos eletrônicos (ex. celular, notebook, tablet), para evitar que mantenha contato com os demais integrantes da organização criminosa denominada de Sindicato do Crime do RN.

A ordem para o início da série de ataques criminosos a prédios públicos, comércios particulares e veículos no Rio Grande do Norte é atribuída à facção Sindicato do Crime. O motivo seriam violações aos direitos humanos dos internos do sistema carcerário do Estado. Também há rumores de que os detentos querem o retorno das visitas íntimas.

Segundo a esposa de um dos detentos, ouvida pela Agência Saiba Mais, antes da pandemia cada custodiado podia receber uma visita de duas horas a cada 15 dias, sendo uma visita social e outra com criança. Com as restrições impostas pelo período pandêmico, os presídios interromperam as visitas, que voltaram em dezembro de 2020. Mas, desta vez, as visitas passaram a ser realizadas uma vez por mês e por um período de 30 minutos.

Nesta segunda (27), a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) informou que o Rio Grande do Norte completou, neste domingo (26), dois dias seguidos sem registros de atos criminosos. Os ataques já vinham diminuindo gradativamente desde que começaram, em 14 de março, quando foram registrados 104 ataques violentos.

Bilhete trocado com facção criminosa e apreendido durante Operação Carteiras I Imagem: MPRN

Bilhete trocado com facção criminosa e apreendido durante Operação Carteiras I Imagem: MPRN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.