CIDADANIA

Ataques no RN: ocorrências e locais seguem em queda; mais de 100 suspeitos foram presos

No quinto dia consecutivo de atos de violência no Rio Grande do Norte, número de ocorrências e locais seguem em queda, e balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) aponta a prisão de 104 suspeitos de envolvimento nos atos. Destes, 18 pessoas de uma organização criminosa que atuava no litoral sul, suspeita de tráfico de drogas, assaltos e morte de policiais, durante a Operação Normandia. O levantamento foi atualizado às 6h30 deste sábado (18).

Também foram apreendidas 29 armas de fogo, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, 10 motos e 2 carros, além de dinheiro, drogas e munições.

Dados divulgados pela Polícia Civil do Estado mostram uma série de índices que atestam a queda do número dos ataques criminosos à Natal e outros municípios do Rio Grande do Norte. No primeiro dia, o Estado chegou a registrar 83 incêndios. O número desceu para 43, depois 24, e até às 21h dessa sexta (17), foram apenas 3. O monitoramento atesta uma curva decrescente em todos os marcadores de violência.

Dados atualizados até às 17h18min da sexta (17)

Continuaremos incansáveis em tomar as medidas necessárias para restabelecer a paz e a ordem pública em todo o Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante acompanhamento do trabalho das forças de segurança nas ruas. A chefe do poder executivo percorreu diversos bairros da capital na noite desta sexta-feira (17), junto ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.

Na avaliação do secretário Alencar, é perceptível que no Rio Grande do Norte “as coisas estão progressivamente voltando à normalidade, os serviços públicos hoje já foram retomados, nós fizemos essa passagem em diversas áreas da cidade com a ostensividade muito grande de todos os segmentos da polícia do Estado, da Força Nacional e dos policiais rodoviários federais. Nós vamos chegar a esse objetivo que é devolver a tranquilidade ao estado do Rio Grande do Norte, é o que todos nós queremos”.

Novos ataques

Apesar do registro de queda, novas ocorrências voltaram a aterrorizar cidades do Rio Grande do Norte. Um policial penal foi morto em troca de tiros com criminosos na noite de sexta-feira (17) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Também houve troca de tiros na Ponte Newton Navarro,  na altura do bairro de Brasília Teimosa, em Natal, por volta das 19h dessa sexta (17). Motoristas que trafegavam pelo trecho ficaram assustados.

No bairro Igapó, Zona Norte de Natal, moradores de três casas foram expulsos e tiveram suas casas incendiadas. O caso ocorreu na madrugada deste sábado (18).

Sesed ainda não divulgou um balanço das ocorrências.

Reforço na segurança

A Polícia Militar ampliou o efetivo em 30%. Duzentos agentes da Força Nacional já estão nas ruas, e até domingo esse efetivo deverá ser de 500, quando o Estado recebe mais um reforço anunciado pelo Ministério da Justiça.

A secretaria estadual de Ação Penitenciária também recebeu o apoio de 90 policiais penais federais que estão atuando no patrulhamento reforçado dos presídios. As visitas estão suspensas.

Além do aumento no efetivo das forças de segurança, na tarde desta sexta-feira (17), chegaram ao Estado quatro helicópteros enviados pelos governos do Ceará, Paraíba, além da Polícia Rodoviária Federal, para auxiliar no patrulhamento.

Somado ao Potiguar 01, um total de cinco equipamentos deste tipo serão usados no combate ao crime no RN. São duas aeronaves da PRF e duas que foram enviadas pelos governos do Ceará e da Paraíba. Destes, quatro irão atuar na Grande Natal e um irá reforçar a segurança em Mossoró.

Ação integrada com os municípios

Em reunião com prefeitos de todas as regiões do Estado representados pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), no final da manhã desta sexta-feira, 17, a governadora Fátima Bezerra discutiu ações conjuntas e reforço policial no combate aos atos criminosos que vêm ocorrendo.

“Estamos muito atentos e é meu dever zelar pelo Estado. Enfrentamos um problema que não é do Rio Grande do Norte, mas um problema nacional, porque as ordens para a violência partem de vários Estados. Então precisamos contar com a união de todos, já temos total apoio do Governo Federal e precisamos que os municípios atuem em conjunto para vencermos a crise”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, ao lado do vice-governador, Walter Alves.

Os prefeitos concordaram em somar esforços. Álvaro Dias, prefeito de Natal, disse que toda a guarda municipal com reforço de pessoal da secretaria de mobilidade urbana vai se aliar à Polícia Militar na proteção aos transportes urbanos e à coleta de lixo, que, segundo ele, foi retomada no município.

Ficou acordado com os prefeitos que a Força Nacional de Segurança também irá atuar no interior do estado. A Governadora informou que os Estados vizinhos do Ceará e Paraíba estão enviando policiais, veículos e helicópteros para as áreas de fronteira. O secretário de segurança da Paraíba chegou no início desta tarde a Natal para tratar com a Secretaria de Segurança do RN detalhes das operações. Mais 30 viaturas com policiais da Força Nacional chegarão a Natal e se somarão às operações.

A delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, também ressaltou a crise como de Estado, não apenas do âmbito do RN, mas da federação. E pediu para a população contribuir com informações e denúncias pelos telefones 181 e 190. “Precisamos da união da sociedade contra o crime. O cidadão pode contribuir para mantermos o estado de direito e a segurança pública”.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo