Segundo levantamento da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), pelo menos 12 cidades já tiveram prejuízos com veículos oficiais, com no mínimo 24 deles destruídos. A lista inclui desde micro-ônibus e ônibus, até caminhões de lixo, caminhões-pipa e carros menores.
Já as consequências nas redes públicas de ensino são maiores. Segundo a Federação, ao menos 53 municípios já suspenderam as aulas em virtude dos episódios de violência. O número representa 31% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Para buscar controlar a crise de segurança no Estado, o governo federal tem enviado integrantes da Força Nacional para apoiar as polícias locais.
O primeiro contingente desembarcou em Natal nas primeiras horas desta quarta-feira (15). Um grupo com 100 agentes foi disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e veio para dar apoio às ações de combate à criminalidade.
Em Mossoró também haverá reforço com parte dos integrantes que já estão em Natal, em informação confirmada pelo secretário de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Coronel Francisco Araújo, e pela governadora Fátima Bezerra.
“Nós já conversamos com o Coronel Alencar, que é o comandante da Força Nacional e com Coronel Alarico que é comandante da PM, para fazer o planejamento e implementar. Com as viaturas da Força Nacional que estão chegando sexta-feira (17), com mais 100 policiais, vai ser mobilizado um efetivo da Força Nacional de homens e viaturas nesse planejamento lá na cidade de Mossoró”, disse o titular da Sesed.
Segundo a governadora, o reforço de efetivo em Mossoró chegará até esta sexta (17), com membros da Força de Segurança Nacional e da Polícia Militar do Ceará. A vinda, de acordo com ela, trará contingente policial, viaturas e equipamentos.
Outra cidade a fazer solicitação de agentes da Força Nacional foi Macaíba, na região metropolitana de Natal.
Entretanto, os números de prefeituras e veículos oficiais afetados podem ser maiores. Na relação de cidades prejudicadas divulgada pela Femurn, por exemplo, não aparecem Natal, Mossoró e Macaíba, justamente os três municípios que solicitaram apoio da Força Nacional.
De acordo com a Prefeitura de Macaíba, a cidade já sofreu ataques que incluem fogo a dois veículos oficiais, um veículo particular e dois ônibus; motorista de ônibus baleado; incêndio em um galpão da Prefeitura, incêndios e tentativa de incêndio em prédios públicos, tiros contra o Fórum, dentre outros. Em Mossoró também há registro de caminhão de lixo que presta serviço à Prefeitura queimado.
Para assegurar o controle da segurança, o ministro da Justiça Flávio Dino se comprometeu a mandar mais reforços policiais ao Estado caso necessário. Em entrevista à CNN, Dino afirmou que pode colocar entre 400 e 800 agentes para apoiar o Rio Grande do Norte.
“A governadora Fátima Bezerra esteve comigo e determinei o envio da Força Nacional de Segurança Pública em horas. A própria governadora chegou junto com o primeiro contingente da Força Nacional. Hoje (15), a pedido também, em entendimento com o estado, uma força tática penitenciária. Até distorceram isso, que seria uma espécie de intervenção federal, não há isso. Há o apoio do governo federal ao governo do estado. E esse apoio é ilimitado. Foi essa a determinação do presidente Lula”, explicou Dino.
Na entrevista, ele ainda prometeu a chegada de mais agentes nesta quinta (16).
“Com outros contingentes, vamos chegar a 220 integrantes, inclusive o comandante da Força Nacional está lá no Rio Grande Norte. O Secretário Nacional de Segurança Pública também vai lá essa semana. E tenho falado com a governadora, duas, três vezes por dia. Se for necessário colocar 400, 500, 600, 800 policiais, nós vamos colocar para apoiar o Rio Grande Norte”, continuou.
A Agência Saiba Mais procurou a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed) e questionou quantas e quais cidades potiguares foram alvo de ataques, quantas receberam reforço policial e quantas pediram esse reforço.
Segundo a pasta, os dados não podem ser repassados porque fazem parte das informações da Inteligência do Governo e são estratégicas, não sendo possível divulgar neste momento.
Veja a relação de municípios afetados e quais os veículos que cada município perdeu com os ataques, segundo atualização da Femurn até a tarde desta quinta (16):
– São Tomé: um micro-ônibus e um ônibus escolar
– Areia Branca: dois ônibus
– Bom Jesus: um caminhão do lixo, um Fiat Uno e um Fiat Strada
– Cerro Corá: um veículo (não especificado)
– Campo Redondo: um caminhão-pipa, dois ônibus escolares e uma caçamba
– Nova Cruz: um ônibus escolar
– Jaçanã: um ônibus escolar, um veículo (não especificado), uma caminhonete Fiat Toro, outros parcialmente destruídos
– João Câmara: um ônibus
– Lajes Pintadas: uma Fiat Doblò e dois ônibus
– Parnamirim: carro de coleta de lixo, Transportes
– Santa Cruz: um caminhão-pipa
– Maxaranguape: um Volkswagen Gol
Municípios com aulas suspensas, segundo atualização da Femurn até a tarde desta quinta (16):
– Areia Branca
– Alto do Rodrigues
– Alexandria
– Boa Saúde
– Bodó
– Barcelona
– Bom Jesus
– Ouro Branco
– Touros
– Afonso Bezerra
– São Rafael
– Bom Jesus
– Maxaranguape
– Monte Das Gameleiras
– Jardim do Seridó.
– Jaçanã
– Fernando Pedroza
– Gov Dix-Sept Rosado.
– Riacho da Cruz
– Sítio Novo
– Cruzeta
– Caiçara do Rio dos Ventos
– Rio do Fogo
– Caiçara do Norte
– Doutor Severiano
– Rafael Fernandes
– Areia Branca
– Ielmo Marinho
– Lagoa Nova
– Lagoa Salgada
– Nova Cruz
– Triunfo Potiguar
– Brejinho
– São Paulo do Potengi
– São Gonçalo do Amarante
– São José do Mipibu
– Serra Negra do Norte
– Campo Grande
– Campo Redondo
– Cerro Corá
– Goianinha
– Guamaré
– Caraúbas
– Parnamirim
– Parelhas
– Pedro Avelino
– Água Nova
– Luís Gomes
– Riachuelo
– Florânia
– Lajes Pintadas
– Extremoz
– João Câmara