Coletivo de Sebos e Livraria Cooperativa Cultural levam literatura até o mercado de Petrópolis com o “Sábado no Mercado” neste sábado (01)
Natal, RN 25 de abr 2024

Coletivo de Sebos e Livraria Cooperativa Cultural levam literatura até o mercado de Petrópolis com o “Sábado no Mercado” neste sábado (01)

31 de março de 2023
3min
Coletivo de Sebos e Livraria Cooperativa Cultural levam literatura até o mercado de Petrópolis com o “Sábado no Mercado” neste sábado (01)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Andryer Mendes

Ação realizada a partir da tradicional parceria entre a Livraria Cooperativa Cultural e o Coletivo de Sebos abre o mês de abril levando literatura e cultura à população norte rio-grandense. Em entrevista à assessoria de comunicação da Cooperativa Cultural, Oreny Júnior, Sebista e um dos idealizadores do evento, afirmou que “o ‘Sábado no Mercado’ visa preencher uma lacuna e suprir necessidade da população, que vive cenário de escassez de eventos literários, por este tipo de programação”, ele diz ainda que “além de aproximar expositores, artistas e a própria população, a ação tem importante papel de incentivo à democratização do acesso à literatura e outros bens culturais”.

Em consonância com a visão do Oreny, José Correia Torres Neto, Presidente da Livraria Cooperativa Cultural, acredita que “apoiar o evento é também democratizar e popularizar o acesso à cultura, arte e literatura na capital potiguar, além de ser uma oportunidade para dar visibilidade a artistas e empreendedores locais”.

Música, gastronomia e muita cultura, os visitantes que prestigiarem o evento poderão aproveitar muito alimento para a mente e para o corpo nos mais de 15 expositores presentes; entre estandes culinários, de livros, vinis, artes plásticas, fotografias e mais, o evento contará ainda com música ao vivo, novidade desta edição, atração musical fica a cargo do músico potiguar Carlos Zens.

Flautista, compositor, cantor, arranjador, Instrumentista e educador, Carlos Zens lançou-se no mercado fonográfico em 1996 com seu álbum de estreia Potyguara, e após quase 30 anos de carreira soma em sua discografia oito álbuns solo e vários prêmios, tendo sido inclusive duas vezes vencedor do “Melhor Instrumentista do Ano” no “Prêmio Hangar”. O artista já participou de programas de TV, eventos internacionais e pôde tocar ao lado de outros grandes nomes da música brasileira como Roberto Menescal, Nelson Sargento, Hermeto Pascoal e Wanda Sá.

A escolha do Mercado de Petrópolis para ser a casa do “Sábado no Mercado” vai além de uma escolha apenas logística. A realização da feira neste incontestável símbolo da cultural literária natalense fortalece o movimento (e sentimento) de resistência da cultura sebista frente ao mercado eletrônico e os gigantes varejistas, a feira é uma grande oportunidade de renovar o fôlego e popularizar novamente estes tradicionais centros de cultura, daí a fundamental importância de parcerias como esta, realizada pela Livraria Cooperativa Cultural e pelo Coletivo de Sebos para o cenário cultural no estado.

Serviço
O que: Sábado no Mercado: Feira Cultural
Quando: Sábado (01 de abril), das 10h às 16h
Onde: Mercado de Petrópolis (Avenida Hermes da Fonseca, 804. Petrópolis).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.