Ainda não há uma data certa para a mudança, mas o novo local que vai abrigar a tradicional Feirinha de Pium já está definido e não agradou aos comerciantes. O novo espaço também fica na RN-063, em Parnamirim, a alguns metros do atual ponto. Porém, em uma área mais recuada que, na opinião de quem trabalha no local, vai desconfigurar a feira com suas tradicionais frutas coloridas à beira da estrada.
“As pessoas vão passar direto. Se olharem, podem até ver que tem alguma movimentação, mas não vão saber que é uma feira. Além disso, a prefeitura quer fazer quiosques, não tem nada a ver com a Feirinha de hoje. Pium só ficou conhecida por causa da feirinha. Antigamente, quando me perguntavam onde eu morava e dizia que era Pium, ninguém sabia onde era. Pra explicar, eu dizia que pra ir pra Pirangi, você precisa passar por Pium”, critica uma comerciante que pediu para não ser identificada.



Ela também revela que, por desunião dos comerciantes das gerações mais recentes, não está havendo consenso para discutir o assunto entre aqueles que se sentem prejudicados pela mudança de lugar.
“O pessoal antigo era mais unido, mas agora é cada um por si”, lamenta.
A Feirinha de Pium, que já existe há mais de 30 anos, acabou se tornando um ponto turístico e também é muito visitada por ciclistas, que fazem do lugar parada obrigatória para tomar uma água de coco gelada.
A possível mudança de lugar da Feirinha de Pium, que fica na estrada para as praias do litoral Sul do estado (RN), é questão antiga e teria sido motivada por uma ação judicial dos moradores da região de 2013, na qual eles pediam que fosse construída uma pracinha no local onde fica a Feirinha atualmente.
Segundo a comerciante que conversou com a nossa equipe de reportagem, o local para onde os comerciantes serão transferidos estava sendo reformado pela Prefeitura de Parnamirim, porém, desde as festas de fim de ano, a obra teria sido paralisada e o espaço está cercado por tapumes.
Nós tentamos contato com a Prefeitura de Parnamirim para obter mais informações sobre a previsão da transferência da Feirinha, mas não conseguimos retorno até a publicação da matéria.