Em meio à onda de atentados violentos que vêm ocorrendo no Rio Grande do Norte, criminosos têm aproveitado o medo das pessoas para aplicar um novo tipo de golpe. Eles entram em contato por meio de ligação ou mensagem de WhatsApp e ameaçam tocar fogo na casa ou comércio da vítima. Para não cometer o crime, eles exigem uma transferência via Pix.
“Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel, ou estabelecimento comercial será incendiado, ou alvo de disparos de arma de fogo, e para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um GOLPE!”, traz o alerta dado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e pela Polícia Militar.
A orientação às pessoas que receberem esse tipo de ligação ou mensagem é que acione imediatamente as autoridades através dos telefones 190 e 181. Esse é um time de crime caracterizado como de extorsão, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos de detenção.
Ataques no RN
Desde o dia 14 de março foram registrados 300 ataques criminosos no Rio Grande do Norte, a maioria a veículos, prédios públicos e comércios.
Na tarde desta terça (21) foi registrada uma explosão embaixo da estrutura da Ponte de Igapó, Zona Norte de Natal. O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foi acionado e constatou que se tratava de um recipiente com pólvora prensada, similar à fogos de artifício. O material produziu um alto efeito sonoro com presença de fumaça, mas não danificou a estrutura da ponte.
Já na madrugada desta quarta (22), um ônibus e um carro de passeio foram incendiados no município de Canguaretama.
Casos consumados e tentados:
- Terça-feira (14): 105 ataques
- Quarta-feira (15): 68 ataques
- Quinta-feira (16): 57 ataques
- Sexta-feira (17): 29 ataques
- Sábado (18): 18 ataques
- Domingo (19): 7 ataques
- Segunda (20): 8 ataques
- Terça (21): 8 ataques
BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA
168 suspeitos presos* (sendo 6 adolescentes, 17 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 tornozelado com grande quantidade de drogas)
42 armas de fogo apreendidas
5 simulacros de arma de fogo apreendidos
139 artefatos explosivos apreendidos
31 galões de combustíveis apreendidos
14 motos apreendidas
2 carros apreendidos
Dinheiro apreendido
Drogas apreendidas
Munições apreendidas
Produtos de furto recuperados
*Dos 168 suspeitos presos, 18 foram na “Operação Normandia” e 15 na “Operação Sentinela”