CVV abre inscrições para novos voluntários em Natal
Natal, RN 24 de mai 2024

CVV abre inscrições para novos voluntários em Natal

28 de março de 2023
3min
CVV abre inscrições para novos voluntários em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com 40 voluntários e a necessidade de ampliar esse número, o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Natal está com inscrições abertas para novos membros. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos e disponibilidade de 4h30 para atendimento semanal.

O CVV é um serviço gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional. Funciona 24h por dia pelo telefone 188, número gratuito de emergência (é possível ligar mesmo de um celular sem crédito).

Para se voluntariar, é preciso passar pelo Programa de Seleção de Voluntário (PSV), um curso que ocorre presencialmente. O cadastro é feito pelo e-mail [email protected] até o dia anterior ao começo do treinamento.

São 10 aulas. Desta vez, o PSV será realizado na Escola Estadual Augusto Severo, localizado na Rua Mipibu, 440, bairro de Petrópolis, na zona Leste de Natal.

Duas turmas serão divididas entre os sábados à tarde, às 14h - iniciando no dia 1º de abril; e às terças e quintas à noite, a partir das 18h30 - iniciando no dia 4 de abril.

Segundo o coordenador de comunicação do CVV Natal, Thiago Martins, o curso apresenta o manual do voluntário aos interessados, com a preparação e explicação de como funcionam os atendimentos da instituição.

"Eu costumo dizer que não é simplesmente chegar lá e atender o telefone: é preciso um preparo para saber ouvir. As pessoas que nos ligam compartilham de tudo. Tristezas e alegrias, todo tipo de emoção. E o voluntário vai precisar ter o conhecimento para saber prestar o apoio emocional.", diz Thiago, que aderiu ao CVV há dois anos e meio.

“Pra o CVV, não existe nem mesmo o ‘trote’. Sabemos que até ali há um atendimento a ser feito”, completa, ao acrescentar que o sigilo a principal base do serviço. Por essa razão, não conta qualquer tipo de situação que já escutou, nem mesmo sem identificar sujeitos espalhados por todo o país.

Os atendimentos ocorrem na estrutura do posto CVV. Na capital potiguar, o Centro fica no bairro Ribeira (Largo Junqueira Aires, 390 - vizinho à Caixa Econômica). Os voluntários escolhem dia e horário que estão disponíveis, inclusive madrugadas e finais de semana.

O CVV tem 61 anos e a unidade Natal completou 40 anos em 2022. Desde 2016, o sistema passou a ser em rede, graças a uma parceria com o Ministério da Saúde. Thiago e outros voluntários atendem à demanda de todos os estados.

São 3 milhões de atendimentos anuais, feitos por 4.200 voluntários, espalhados em 120 postos. “O número de atendimentos não é maior por falta de voluntários. Se você ligar em qualquer momento, mesmo de manhã, há fila de espera na chamada. Em todo plantão, temos atendimentos. É certeza como o sol e a lua surgirem”, brinca.

Se precisar conversar, a qualquer hora, ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.