Dez personalidades femininas do RN em dez cordéis escritos por mulheres 
Natal, RN 19 de abr 2024

Dez personalidades femininas do RN em dez cordéis escritos por mulheres 

8 de março de 2023
2min
Dez personalidades femininas do RN em dez cordéis escritos por mulheres 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A trajetória de dez personalidades femininas do Rio Grande do Norte será contada nas rimas do cordel por dez mulheres na Coletânea Dez Mulheres Potiguares, que na próxima sexta terá sua 6ª edição lançada, como das celebrações pelo Dia Internacional da Mulher. 

Além dos textos em si, os cordéis também foram ilustrados por mulheres e trazem nas capas as xilogravuras das artistas plásticas Cecília Guimarães, Célia Albuquerque, Mag Revoredo e Nireuda Longobardi. 

A coleção vai trazer a biografia e as marcas deixadas na história pelas potiguares: Ana de Pontes, fundadora da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça, nos versos de Aida Maria; Clara Castro, que participou da Revolução Pernambucana e da luta pela independência do Brasil, nos versos de Aninha do Totoró; Diana Fontes, diretora teatral e produtora cultural, nas estrofes de Fátima Guimarães; Dona Bilia, louceira de Janduís e cantora da terceira idade, na poética de Dorinha Timóteo; Francisca do Tapará, principal liderança indígena do Rio Grande do Norte, no lirismo de Dorinha Rocha; Jussara Queiroz, pioneira no audiovisual potiguar, na poesia de Neide Costa; - Luzia Dantas, grande escultora, nos versos de Eva Salustiano; Maria de Ferreiro, aluna de Paulo Freire, em Angicos, na campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, nos versos de Marcelange Brito; Natalia Mota, neurocientista e psiquiatra premiada pelo projeto que reduz o tempo do diagnóstico de esquizofrenia, pelas rimas de Ana Carla Azevedo; e Rosa Regis, premiada cordelista, na métrica de Simone Maria.
O lançamento vai ser realizado na Casa do Cordel, que fica na Rua Vigário Bartolomeu, nº 605, na Cidade Alta, a partir das 16h.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.