A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que a duplicação da BR-304, rodovia que liga Natal a Mossoró, deverá começar em 2024.
A informação veio após uma reunião do secretário de Infraestrutura (Sin), Gustavo Coelho, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que foi ao órgão na terça-feira (7).
“O secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, esteve no DNIT para tratar de importantes assuntos relacionados a malha rodoviária do RN. Dentre as pautas, tratamos sobre a duplicação da BR 304, projeto que está em fase de elaboração e deve ser entregue no início de 2024, momento em que o Governo Federal deverá iniciar os procedimentos licitatórios para começar a execução”, disse a governadora.
Rodovia que cruza o Rio Grande do Norte de leste a oeste, a reivindicação para a duplicação é antiga. O projeto ainda foi vetado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano passado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas voltou a ganhar força sob o governo Lula.
Algumas obras na BR, não relacionadas a duplicação, já estão em andamento. Em janeiro, o ministro do Transporte, Renan Filho, garantiu para o Rio Grande do Norte o financiamento para sete obras de infraestrutura prioritárias com o objetivo de modernizar a malha de rodovias federais.
Destas, três estão na BR-304, sendo duas, especificamente, na Reta Tabajara: para a primeira quinzena de abril está prevista a conclusão da duplicação de um trecho com 2,9 quilômetros de extensão (entre os Km’s 286,6 e 288,4) e finalização de uma rodoviária. Nesse mesmo trecho da Reta Tabajara, também serão entregues as alças de acesso no Km 281,6.
Outros 7,3 quilômetros da BR-304/RN passarão por serviços de recuperação a serem concluídos na segunda quinzena de março, havia informado o governo em janeiro.
Segundo Gustavo Coelho, a reunião no Dnit, em Brasília, foi um desdobramento da reunião de Fátima com Renan Filho em janeiro. A obra será dividida em quatro lotes.
“Nós fomos informados que já temos o projeto executivo dos lotes que vão compor a rodovia. O Dnit dividiu em quatro lotes e esses projetos estão sendo elaborados. A estimativa deles é receber o primeiro conjunto de projetos no início do próximo ano, e em ato contínuo licitar e começar já a execução dessas obras”, informou o secretário de Infraestrutura.
O projeto vai contemplar os 289 km de extensão da BR-304. São dois contratos diferentes, com dois lotes cada. Ao encerramento de um, se inicia o outro.
“Em ato contínuo, o Dnit faz a licitação, assim que receber o projeto executivo que vem com orçamento, vem com toda avaliação social, ambiental, tudo isso, já dá ‘start’ ao processo licitatório. Em seguida, quando ele [Dnit] receber os outros dois lotes, já licitam também e com isso a gente consegue fazer a complementação”, garantiu Coelho.