Em Natal, PCdoB elogia nome de Natália como pré-candidata a prefeitura e defende frente ampla para disputa
Natal, RN 16 de abr 2024

Em Natal, PCdoB elogia nome de Natália como pré-candidata a prefeitura e defende frente ampla para disputa

7 de março de 2023
3min
Em Natal, PCdoB elogia nome de Natália como pré-candidata a prefeitura e defende frente ampla para disputa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A próxima eleição que elegerá prefeitos e vereadores será no ano que vem, mas o diretório do PCdoB em Natal já se movimenta de olho na disputa. Em reunião nesta segunda (6), a direção da sigla aprovou o início das discussões sobre a eleição. O presidente municipal, Jan Varela, defende uma frente ampla para enfrentar o candidato à sucessão de Álvaro Dias (Republicanos).

Inicialmente, os debates devem se centrar em torno da federação Brasil da Esperança, formada entre PCdoB, PT e PV. Mas, para vencer em 2024, Varela, acredita que o arco de alianças deve ser ampliado, aos moldes da frente ampla propagada por Lula e Fátima.

“Todo campo que está em volta da professora Fátima e do presidente Lula precisa ser incentivado a compor conosco. Obviamente, o núcleo pensante tem que partir de um núcleo ideológico da federação, mas isso não impede que esse programa e esse núcleo formado pelo PT, PCdoB e PV possa dialogar com PSB, PDT, com MDB, com todas as forças que compõem o governo Lula e também o governo Fátima”, diz o dirigente. 

Na capital, o único nome do campo progressista anunciado publicamente é o da deputada federal Natália Bonavides (PT), que conta com o respaldo do seu partido para ser lançada em 2024. Para Jan, a pré-candidatura da deputada “fortalece esse campo”.

“É legítimo que cada partido apresente uma pré-candidatura, os momentos são de pré-candidaturas, mas agora acreditamos que Natália é um nome importante para fortalecer esse campo popular-democrático formado pelos partidos que compõem a federação”, define.

Vice

Para discutir quem ocupará a pré-candidatura de vice, porém, ele defende que ainda é cedo.

“É muito cedo para ter esse cenário porque muitas forças vão compor essa aliança. É importante ouvir muito a experiência da governadora Fátima. Como Fátima conseguiu se eleger e reeleger governadora do Estado. Essa experiência tem que ser trazida para Natal. Como a gente pode ampliar e dialogar com amplos setores da sociedade natalense para conquistar a Prefeitura de Natal”, exemplifica. 

Prioridade

Hoje, dentro do PCdoB, a principal figura pública é a vereadora Júlia Arruda. A disponibilização do seu nome para concorrer à vice-prefeitura, entretanto, está descartada. 

“O nome da Júlia Arruda está colocado como uma candidatura à reeleição a vereadora, nenhuma outra possibilidade nesse momento”, enfatiza Jan.

A sigla de Jan Varela, atualmente, ocupa o menor espaço dentro da federação tanto nacionalmente quanto no RN. Na Câmara Municipal, o PT carrega dois vereadores e PV e PCdoB estão empatados com um. Mas, na Assembleia Legislativa, os Verdes e o PT têm três deputados cada e o PCdoB, nenhum.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.