Foi publicado numa edição extra do Diário Oficial do Estado deste domingo (19), o decreto que cria o Comitê Estadual de Monitoramento, Acompanhamento e Apoio às vítimas de violência que foram afetadas pelos ataques que vêm ocorrendo no Rio Grande do Norte desde o dia 14 de março.
Caberá ao Comitê fazer o diagnóstico dos prejuízos e articular o auxílio das secretarias e órgãos públicos para auxiliar as vítimas dos ataques de uma maneira mais rápida. Ele será formado por membros do Gabinete Civil da governadora do Estado; integrantes da Secretaria do Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); membros da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap); da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf); da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; da Tributação; do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; além de membros da Federação dos Municípios (Femurn), já que os ataques também foram registrados em alguns municípios do interior.
O auxílio fornecido pelo Governo do estado será tanto para o caso de bens públicos, quanto privados. Nesta segunda (20), o Rio Grande do Norte chegou ao sétimo dia de ataques, porém, com uma redução de 93% dos atos criminosos. Até o momento, 137 pessoas foram presas, sendo 18 delas durante a Operação Normandia. Também foram apreendidas 38 armas de fogo, cinco simulacros de arma, 106 artefatos explosivos, 28 galões de combustíveis, 14 motocicletas, dois carros, dinheiro, drogas, munições e produtos de furto.
Balanço
137 suspeitos presos* (sendo 6 adolescentes, 14 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 tornozelado com grande quantidade de drogas)
38 armas de fogo apreendidas
5 simulacros de arma de fogo apreendidos
106 artefatos explosivos apreendidos
28 galões de combustíveis apreendidos
14 motos apreendidas
2 carros apreendidos
Dinheiro apreendido
Drogas apreendidas
Munições apreendidas
Produtos de furto recuperados
*Dos 137 suspeitos presos, 18 foram na Operação Normandia