O vídeo que circula na internet de uma criança negra sentada em uma mesinha, isolada dos colegas de sala, tem repercutido negativamente por causa de um possível ato de racismo. O conteúdo foi gravado dentro de uma sala da Escola Municipal Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, localizada no município de Assú, interior do Rio Grande do Norte.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura informou que assim que soube do fato, deu início a um procedimento de medidas administrativas para apuração e elucidação de todos os fatos.
A instituição também ressaltou que repudia veementemente todo e qualquer ato de discriminação racial e que vai tomar todas as providências legais cabíveis, dando publicidade a todos os atos relacionados ao caso.
O vídeo foi publicado primeiramente pela conta Celebs Potiguar. Na postagem do instagram, uma mulher que se identifica como mãe da criança, afirma que essa foi a primeira vez que a filha passou por esse tipo de situação.
“… ela é minha filha e foi a primeira vez que aconteceu isso com ela mas isso me deixou destruída ainda tem quem olhe o vídeo e diga que não viu racismo só sabe a dor quem passa”.
A conta da pessoa que se identificou como mãe da criança negra que aparece no vídeo é privada. Nós solicitamos contato com ela, mas até a publicação da matéria, nosso pedido ainda não havia sido atendido.