Livraria Cooperativa Cultural e NAC promovem, nesta sexta-feira (10), o lançamento do livro “Utopia para o presente” do professor Alipio de Sousa”
Natal, RN 19 de abr 2024

Livraria Cooperativa Cultural e NAC promovem, nesta sexta-feira (10), o lançamento do livro “Utopia para o presente” do professor Alipio de Sousa”

7 de março de 2023
4min
Livraria Cooperativa Cultural e NAC promovem, nesta sexta-feira (10), o lançamento do livro “Utopia para o presente” do professor Alipio de Sousa”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar
Por Leilany Oliveira - Comunicação Livraria Cooperativa Cultural
Na próxima sexta-feira (10) às 17h, a Galeria Conviv’Art do NAC/UFRN receberá o Lançamento do livro “Utopia para o presente: Pelo Fim de Condições que Produzem Sofrimento Humano Evitável” (Paco Editorial, 2022), a nova obra do professor Alipio de Sousa Filho, Diretor do Instituto Humanitas de Estudos Integrados/UFRN. O evento conta com o apoio da Livraria Cooperativa Cultural e marca a abertura na agenda cultural da Livraria prevista para 2023.

Uma Utopia presente

Docente da UFRN há mais de 30 anos, Alipio de Sousa é autor de outros cinco títulos publicados. Para ele, lançar o seu novo trabalho no NAC é motivo de muita satisfação e alegria, sobretudo, pela carga artística, científica e filosófica presente na galeria.
“Estou feliz em poder lançar esse meu livro num espaço de arte e cultura da UFRN, o NAC. Numa galeria de arte, ciência e filosofia estão muito bem situadas, e sobretudo quando esse espaço é numa universidade”, defendeu Alipio.
A primeira edição do título, publicada em 2022, se propõe a sair do conformismo. Na obra, o autor apresenta a sua “Utopia para o presente”, no aqui e no agora de nossas sociedades.
“Eu diria que o principal objetivo do meu livro é chamar atenção para o fato que certas instituições sociais de longa data dominantes precisam ser questionadas e substituídas por seus efeitos de opressão e imposição de sofrimento a muitos indivíduos. Instituições que agem para fazer crer que são necessárias, imutáveis e insubstituíveis, quando sabemos que todas elas são construções históricas, sociais e culturais, não configurando realidades nem “naturais” nem “eternas””, explicou o autor.
Alipio de Sousa ainda define o lançamento da sua nova obra como um momento de celebração conjunta ao valor do pensar, da escrita, da reflexão teorética e da produção do conhecimento da realidade.
“Minhas expectativas estão em torno de poder reunir amigos, colegas, estudantes da UFRN e demais interessados para compartilhar a satisfação de mais um livro, que espero seja de interesse e de agradável leitura”, contou.
O sentimento de alegria e entusiasmo de Alipio é compartilhado com a vice-presidenta da Cooperativa, Professora Wani Pereira. Para a mesma, abrir a agenda de lançamentos anuais com um título escrito por um professor da UFRN é simbólico e representativo.
“Nesse momento, Alipio representa muito bem todos os cooperados da Livraria e reafirma a parceria entre ambas as partes, bem como, o nosso comprometimento com a ciência e a tecnologia produzida na Universidade”, afirma a professora.

Uma retomada de esperança e resistência

Em 2022, a Cooperativa Cultural retomou as suas tradicionais atividades presenciais, após um hiato de dois anos, em decorrência da pandemia de COVID-19. Ao longo desse ano, foram produzidos com o apoio da Livraria mais de 30 eventos culturais, dentre eles: feiras de livros, festival cultural, lançamentos e sessões de autógrafos com autores locais e nacionais. Todos, pensados com o objetivo de ampliar o acesso à informação, cultura e literatura, como defende o Presidente da Cooperativa Cultural, José Correia Torres Neto.
“O ano de 2022 foi muito importante para a Cooperativa Cultural, ele marcou o nosso retorno ao calendário cultural da UFRN, com atividades pensadas para ampliar o acesso da comunidade a arte, cultura e literatura, por meio da visibilidade de autores e artistas potiguares”, explicou.
Para 2023, ano em que a Livraria celebra 46 anos de resistência, o plano é ampliar ainda mais o calendário cultural anual e oportunizar a inclusão de novos autores, editoras e artistas aos eventos produzidos e apoiados pela Cooperativa.
“Nesse ano, o nosso plano é ampliar as atividades culturais e oportunizar a inclusão de novos projetos e eventos que contemplam artistas e autores locais ao espaço da Livraria e da UFRN”, contou o Presidente.
Serviço
Acesse a entrevista completa com o autor: https://cooperativacultural.meusitenouol.com.br/entrevista-completa-com-alipio-de-sousa-autor-do-livro-utopia-para-o-presente
O que: Lançamento do livro “Utopia para o presente: Pelo Fim de Condições que Produzem Sofrimento Humano Evitável” de Alipio de Sousa Filho.
Quando: Sexta-feira (10 de março), às 17h.
Onde: Galeria Conviv’Art – NAC (UFRN, campus Natal)
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.