Manifestações, debates e outros eventos celebram Dia da Mulher em Natal
Natal, RN 25 de abr 2024

Manifestações, debates e outros eventos celebram Dia da Mulher em Natal

7 de março de 2023
4min
Manifestações, debates e outros eventos celebram Dia da Mulher em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Dia Internacional da Mulher será celebrado nesta quarta-feira, 8 de março, com manifestações, eventos festivos e muitos debates, em Natal-RN. A data lembra a luta contra a violência e reivindica melhores condições de vida e trabalho para a parcela da população brasileira que é a mais numerosa, 51,1% (IBGE, 2021), mas que continua sendo minoria em espaços de poder.

Confira eventos realizado neste mês de março em alusão à data:

Maratona Feminista

O DCE da UFRN realiza oficina de cartazes para o 8 de março e plenária de preparação para o ato unificado da tarde.
Horário: 13h
Local: DCE UFRN (Campus Central)

Aula aberta

Movimentos de mulheres e sindicatos, especialmente o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) realizam aula pública e ato político-cultural na rua.
Horário: 14h
Local: Calçada do IFRN Central (Av. Senador Salgado Filho)

Pela vida das mulheres

A manifestação unificada de movimentos sociais e sindicais terá como tema “Pela Vida das Mulheres: reconstruir o Brasil com democracia, contra o fascismo e pelo BEM VIVER”.
Horário: concentração às 15h e saída às 16h
Local: Avenida Senador Salgado Filho, altura do Midway Mall

Debate sobre violência

O projeto Rede de Proteção à Mulher, do curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP), promove o debate "Dramas por trás dos números: relatos de violência doméstica por quem a combate". O bate-papo será conduzido pela delegada de Polícia Civil do Rio Grande do Norte e Secretária de Segurança Pública de Natal, Sheila Freitas, e pela delegada de Plantão de Atendimento a Grupos Vulneráveis, Igara Rocha. Oportunidade para entender como é a rotina de trabalho das delegadas, os desafios enfrentados e os avanços já conquistados.
Horário: 19h
Local: UnP da Salgado Filho
Participação gratuita, com inscrições pelo link bityli.com/2GBLPN.

Dança fit

Com inspiração na data, será promovido o Agite Sesc Dia da Mulher, com aulão super animado de dança fit.
Horário: 18h
Local: Sesc Zona Norte
Entrada gratuita.

Empreendedorismo feminino

Palestra "Empreendedorismo feminino: a realidade da dupla jornada e o que estimula a continuar desenvolvendo a sua carreira", da consultora Vanielly Fontes. Participação das lojistas Milena e Kathyane, da Karamello Store, Carol e Anna Catarina, da Grifes.com, e Ruteana e Maria Helena, da Let's Play Brinquedoteca.
Horários: 10h e 18h
Local: Shopping Cidade Verde

Solenidade do Governo do RN

A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) realiza solenidade em alusão à data, com o tema "Igualdade de gênero para um amanhã sustentável". O evento conta com apresentação do grupo Coco de Rosas, Cida Lobo e Valéria Oliveira. Presença da governadora Fátima Bezerra, lideranças de movimentos sociais, sociedade civil e entidades parceiras.
Horário: 10h
Local: Escola de Governo (Centro Administrativo de Natal)

Audiência Pública

Com o tema “Violência Contra a Mulher: erradicá-la é responsabilidade de todos”, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) realiza audiência pública. Além da advocacia, o evento conta com a participação de membros dos poderes executivo, legislativo e judiciário. O objetivo é fomentar o debate para que cidadãos se tornem agentes transformadores e que a sociedade enxergue a OAB/RN como um parceiro importante nessa busca.
Horário: 8h
Local: Plenário da sede da Seccional OAB/RN (R. Barão de Serra Branca - Candelária)

9 de março

CineResistência Mulheres

A Cervejaria Resistência e a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN) realizam, na quinta-feira (9), o Fest CineResistência Mulheres. A mostra vai exibir filmes dirigidos por cineastas potiguares, com debates com as realizadoras, em uma celebração ao trabalho dessas mulheres.
Local: Cervejaria Resistência (Rua Leonora Armstrong, 35, Ponta Negra)
Horário: a partir das 18h30
Entrada gratuita.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.