Na UFRN, João Lobo ministra palestra sobre arte e fotografia a partir de sua obra
Natal, RN 20 de abr 2024

Na UFRN, João Lobo ministra palestra sobre arte e fotografia a partir de sua obra

28 de março de 2023
2min
Na UFRN, João Lobo ministra palestra sobre arte e fotografia a partir de sua obra

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O fotógrafo, artista visual e pesquisador João Lobo estará em Natal na quinta-feira (30) para a palestra “Memória e Modernidade da Fotografia Contemporânea”. O evento é promovido pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN), Galeria Conviv’Art, Centro de Convivências, às 10h. As inscrições podem ser realizadas via Sigaa até a quarta-feira (29) ou presencialmente, no momento da palestra.

Nascido na Paraíba e radicado em Portugal, João Lobo é doutorando em Fotografia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É ainda curador de filmes e fotografias; realizador de videoartes; com experiência em fotojornalismo e publicidade.

O pesquisador estuda as relações entre arte e fotografia há quatro décadas e vai apresentar na UFRN o processo criativo utilizado em dois projetos recentes.

Um deles é a exposição ÍNDICE itacoatiara do ingá. A mostra apresenta o olhar do artista sobre as inscrições rupestres do Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, no sertão da Paraíba. A exposição esteve em cartaz no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, em setembro de 2022, como parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.

O outro projeto objeto de discussão é O Tempo do Movimento. Ainda inédito, o trabalho se desvincula da fotografia documental. Nele, o artista fixou uma câmera preparada para longas exposições, de até quatro horas, na frente de um trem com velocidade de 120km/h.

A diretora do NAC, Teodora Alves, enfatiza a importância da palestra para o público potiguar: “A presença do artista-pesquisador oportuniza um debate acerca da linguagem fotográfica, do uso de tecnologias e de novos processos criativos na contemporaneidade.”

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.