Natal perdeu 18 linhas desde a pandemia; passageiros reclamam de mudanças em itinerário de ônibus sem aviso
Natal, RN 29 de mar 2024

Natal perdeu 18 linhas desde a pandemia; passageiros reclamam de mudanças em itinerário de ônibus sem aviso

31 de março de 2023
6min
Natal perdeu 18 linhas desde a pandemia; passageiros reclamam de mudanças em itinerário de ônibus sem aviso

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Desde a pandemia de covid-19, quando várias linhas de ônibus foram tiradas de circulação em Natal (RN) por causa da baixa demanda de passageiros, de acordo com os empresários do setor, a capital potiguar já perdeu, pelo menos, 18 linhas de ônibus.

Das 82 linhas de transporte que já estiveram em circulação, restam apenas 64, porém, contando com o transporte opcional, segundo a divulgação mais recente feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), na última terça (28).

A STTU não revela o levantamento completo sobre as linhas em circulação na capital potiguar ou a quantidade de veículos, nem é possível encontrar essa informação em seu site – os dados mais recentes são de março de 2021.

No aplicativo da Prefeitura de Natal, o Natal Digital, também não há opção para verificar as linhas em circulação. O mesmo acontece no aplicativo do NatalCard, cartão eletrônico de passagens utilizado pelos usuários de ônibus.

Sem aviso

Alguns passageiros têm reclamado de mudanças dos itinerários de ônibus ainda em circulação, como no caso do 37, que não estaria mais passando por alguns bairros.

Também há reclamações de que o 51 e o 52, que deixaram de passar pela 1ª etapa do Conjunto Pirangi, em Neópolis, com o início dos ataques violentos do dia 14 de março, não retomarão mais o itinerário, sendo substituídos pelo 105.

A Agência Saiba Mais tentou contato com a STTU através de mensagem e ligação, mas nós não fomos atendidos.

ATUALIZAÇÃO às 16h29

De acordo com a Via Sul, responsável pelas linhas 51, 52 e 105, após reunião entre a STTU e a empresa, ficou decidido que a partir do próximo sábado (01/04), as linhas 51 e 52 ficarão em definitivo no terminal do Serrambi, seguindo o itinerário descrito na arte abaixo. Já no caso dos passageiros da 1° Etapa do Conjunto Pirangi, o itinerário será feito pela linha 105, Eucaliptos Via praça. Confira:

Confira os primeiros horários:
51 - 05:00 | 05:30 | 06:00 | 06:20
52 - 05:15 | 05:45 | 06:10 | 06:30
105 - 04:55 | 05:15 | 05:35 | 06:00 | 06:25
Confira os últimos horários:
51 - 19:45 | 20:30
52 - 20:05 | 21:00
105 - 21:10 | 21:50

Mudança de linhas

Obra na Avenida Felizardo Moura I Foto: Alex Régis/ Secom Prefeitura de Natal
Obra na Avenida Felizardo Moura I Foto: Alex Régis/ Secom Prefeitura de Natal

Por causa de uma nova etapa de obras na Avenida Felizardo Moura, desde a quarta (29) houve mudanças no trânsito do local com o lado direito da avenida Felizardo Moura, sentido Zona Norte/ Centro, liberado para o tráfego de veículos, para que a empresa responsável pela execução dos serviços trabalhe no sentido Centro/Zona Norte.

As linhas de ônibus que ligam a Zona Norte ao Alecrim, Cidade Alta e Ribeira não sofrerão alterações em seus itinerários, assim como as linhas que ligam a Zona Norte à Zona Sul, via Av. Nevaldo Rocha (antiga Bernardo Vieira).

Na linha N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária) haverá desvios a partir da região da Urbana, no sentido Zona Sul, onde passa a subir o Viaduto da Urbana e seguir pela Av. Nevaldo Rocha, entrando na Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), seguindo pela Rua Aristófanes Fernandes e Av. Industrial João Francisco da Mota, até chegar ao KM-06 para retornar ao itinerário normal.

No sentido Redinha, a linha N-08 passa a desviar a partir da Av. Industrial João Francisco da Mota, entrando na Rua Aristófanes Fernandes, Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), Rua da Concórdia, Rua dos Paiatis (Av. 12), Av. Nevaldo Rocha, Viaduto da Urbana, Rua Dr. Mário Negócio e acessa a Av. Felizardo Moura, retornando ao itinerário normal.

Também sofrerá desvios a linha N-25 (Redinha/Bairro Nordeste, via Alecrim), que começa a mudar no sentido Bairro Nordeste, a partir da Rua Pres. Leão Veloso (Av. 05), onde entra na Rua dos Paiatis (Av. 12), Rua da Concórdia, Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), Rua Aristófanes Fernandes, Av. Industrial João Francisco da Mota e chega a Rua Luiz XV, onde segue o itinerário normal.

Já no sentido Redinha, a linha N-25 muda ainda dentro do Bairro Nordeste, vindo na Rua Tomé de Souza e entrando na Rua Getúlio Vargas, Rua Luiz XV, Av. Industrial João Francisco da Mota, Rua Aristófanes Fernandes, Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), Rua da Concórdia, Rua dos Paiatis (Av. 12), Rua Pres. Leão Veloso (Av. 05) e retorna ao itinerário normal.

Os desvios vão durar enquanto durarem as obras. Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar para o Alô STTU, no telefone 156. Pela estimativa da Prefeitura de Natal, cerca de 75 mil veículos atravessam a Ponte diariamente, além das 45 linhas do transporte coletivo responsáveis por cerca de 45% dos passageiros que utilizam o sistema público de transporte em Natal e região metropolitana.

Durante o período de execução da obra, é permitido, somente, o tráfego do transporte público, além dos serviços de urgência, quem tem autorização especial da STTU e serviços públicos.

Saiba +

“Ninguém faz omelete sem quebrar os ovos”, diz prefeito de Natal sobre caos em trânsito na Zona Norte

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.