Natal tem programação na Semana Marielle Franco; são cinco anos sem justiça
Natal, RN 19 de abr 2024

Natal tem programação na Semana Marielle Franco; são cinco anos sem justiça

13 de março de 2023
4min
Natal tem programação na Semana Marielle Franco; são cinco anos sem justiça

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completa cinco anos nesta terça-feira (14) sem solução do crime. Somando-se às reivindicações por justiça, Natal terá a “Semana Marielle Franco: metade de uma década é tempo demais”.

A programação inclui, na terça-feira, panfletagem, com oficina de cartazes e caminhada, a partir das 9h, no Centro de Convivência da UFRN. Na quarta (15), a partir das 10h, o Diretório Central do Estudantes (DCE) da UFRN faz distribuição e colagem de lambes.

Na quinta-feira (16), tem feijoada com samba na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT). No mesmo dia, às 18h, o perfil do DCE no Instagram terá o debate “Os desafios das mulheres negras na política”.

A realização dessas atividades inclui o DCE/UFRN, o Adurn-Sindicato, Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN e Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação no Ensino Superior.

No aniversário do crime, a terça-feira, o mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), realizará audiência pública na Câmara Municipal de Natal, às 10h30, com o tema “Cinco anos sem justiça por Marielle”. Às 17h, promove faixaço e bandeiraço no viaduto da Ponte Newton Navarro, sentido Praia do Meio/Redinha.

Programação:

Dia 14 (terça-feira)
9h - Panfletagem, oficina de cartazes e caminhada (Centro de Convivência da UFRN)
10h30 – Audiência pública “Cinco anos SEM JUSTIÇA por Marielle” (Câmara Municipal de Natal)
17h – Ato simbólico, com faixaço e bandeiraço (Viaduto da Ponte Newton Navarro sentido Praia do Meio/ Redinha)

Dia 15 (quarta-feira)
10h – Distribuição e colagem de lambes (DCE/UFRN)

Dia 16 (quinta-feira)
11h30 – feijoada do DCE (escola de Ciências e Tecnologia da UFRN)
18h - Debate “Os desafios das mulheres negras na política” (perfil no Instagram @dceufrn)

Caso
No dia 14 de março de 2018, a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, foi assassinada em um atentado ao carro em que estava. O motorista Anderson Gomes também foi atingido pelos 13 disparos ao veículo e morreu. Na época, a parlamentar era voz ativa na luta contra a violência policial e as milícias e em defesa dos direitos humanos.

O ataque a Marielle e a Anderson ficou marcado como um atentado à democracia do país. O Ministério Público do Rio de Janeiro fez uma denúncia dos dois que alvejaram o veículo, e no ano de 2020 Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram presos, acusados por duplo homicídio triplamente qualificado. No entanto, os mandantes ainda são desconhecidos.

Em fevereiro de 2023, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito da Polícia Federal para colaborar nas investigações, a fim de solucionar o crime.

Data
Na quinta-feira (9), o presidente Lula (PT) encaminhou ao Congresso Nacional o texto do projeto de lei que cria o Dia Nacional Marielle Franco, a ser comemorado em 14 de março. Por se tratar de um projeto do governo, a matéria começa a tramitar na Câmara para depois ser avaliado pelo Senado.

Em 2022, como parte da Agenda Marielle Franco, diversos estados e municípios instituíram o Dia de Marielle. Em Natal, a data é denominada “Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas”, a partir de uma lei proposta pela então vereadora Divaneide Basílio (PT).

A iniciativa prevê que no dia 14 de março “as autoridades municipais facilitarão a realização de divulgações, seminários e palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e equipamentos do município em alusão ao assassinato da vereadora carioca que se tornou símbolo da luta contra violência de gênero no nosso país”.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.