Nesta quarta-feira (29), o transporte público urbano de Natal volta a operar com todas as linhas que rodavam até a interrupção de parte dos serviços por conta da onda de violência.
Com o retorno, as 64 linhas de ônibus urbanos, incluindo o sistema de transporte opcional, voltarão a operar na capital potiguar com 360 veículos.
A decisão foi tomada na manhã desta terça (28) na reunião entre cúpula da segurança pública, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Sindicato dos Transportes Rodoviários do RN (Sintro) e Sindicato das Empresas do Transporte Urbano (Seturn).
Segundo a STTU, a Guarda Municipal de Natal continuará dando apoio à Polícia Militar para reforçar as ações de segurança às linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema.
Desde o início dos ataques, em 14 de março, o transporte público passou da interrupção total até a retomada gradual das linhas. Nesta terça, por exemplo, a operação começou às 04h45 e segue até 21h com 55 linhas e 250 ônibus.
A interrupção dos serviços causou transtornos em outras áreas. Na UFRN, por exemplo, as aulas retornaram nesta segunda (27) durante o dia, mas a Reitoria suspendeu as atividades no turno da noite porque, naquele dia, os ônibus só circularam até 19h. Para esta terça, as aulas da noite também se mantiveram suspensas já que o último horário das disciplinas se encerra às 22h15 e os ônibus, às 21h.