Professores recusam proposta do Governo do Estado e mantêm greve no RN
Natal, RN 19 de abr 2024

Professores recusam proposta do Governo do Estado e mantêm greve no RN

29 de março de 2023
2min
Professores recusam proposta do Governo do Estado e mantêm greve no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em assembleia realizada na manhã desta quarta (29), os professores que fazem parte da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte recusaram a proposta do Governo do Estado para pagamento do piso de 2023.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), a categoria ficou insatisfeita com a proposta apresentada pessoalmente pela governadora Fátima Bezerra (PT), durante reunião com a categoria nesta terça (28).

Pela proposta do Governo do estado, o piso de 2023 seria pago da seguinte forma:

  • Implementação do reajuste de 14,95% no mês de abril para os/as professores/as que estão abaixo da tabela salarial do Piso, com efeito retroativo a janeiro;
  • Para os demais (professores/as da ativa, aposentados e pensionistas com paridade), implementar o reajuste em três parcelas, sendo: 7,21% em maio; 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro;
  • Quanto ao retroativo, a proposta do Governo permanece inalterada. Dessa forma, a quitação do passivo ocorreria em 8 meses, de maio a dezembro de 2024.

Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte estão em greve desde o dia 7 de março. Para 2023, o Ministério da Educação (Mec) anunciou um reajuste de 14,95%. Com isso, o piso dos professores deve passar de R$ 3.84563 para R$ 4.420,55. Mas, a administração de alguns estados e municípios vêm dizendo ter dificuldade em implantar o novo reajuste depois do aumento de 33,24% anunciado pelo Mec em 2022. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.