O Hemonorte, Hemocentro do Rio Grande do Norte, recebeu na manhã da última sexta-feira (17), o resultado da auditoria de recertificação para os processos de Gestão da Qualidade no próximo triênio. A unidade integra a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), responsável pela execução, no âmbito estadual, da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, e foi a primeira instituição pública de saúde do RN a ser certificada em uma norma de qualidade de padrão internacional.
A certificação tem validade de três anos, mas anualmente a Unidade passará por uma auditoria para verificar se continua ou não em conformidade com a norma.
O comunicado foi feito pela auditora Sheila Canos, da empresa QMS Certification, que esteve durante a semana auditando a aderência da Unidade aos requisitos das normas da ISO 9001/2015. A manutenção da certificação mostra que o Hemonorte tem controle e comprometimento com a qualidade e segurança dos seus serviços e produtos.
Para o Diretor Geral do Hemonorte, Rodrigo Villar, a manutenção da certificação reflete o comprometimento dos colaboradores em ofertar a população norte-rio-grandense serviços com qualidade e credibilidade. “É gratificante saber que estamos evoluindo, que nossa gestão está no caminho certo, contribuindo e implantando melhorias na saúde pública do Estado”, afirmou o gestor.
A primeira confirmação da certificação foi feita pela empresa Fundação Carlos Alberto Vanzolini em março de 2020, que esteve no Hemocentro auditando os setores de Captação, recepção do doador, pré-triagem, triagem clínica, coleta e coleta por aférese, processamento e armazenamento de hemocomponente, distribuição de hemocomponentes, controle de qualidade de hemocomponentes, laboratório de sorologia, laboratório de imunohematologia, laboratório de HLA e setores da área administrativa.
A Recertificação foi obtida, portanto, para esse novo triênio, consolidando a Unidade entre as melhores do país.