RN chega a dois dias seguidos sem novos ataques criminosos
Natal, RN 29 de mar 2024

RN chega a dois dias seguidos sem novos ataques criminosos

27 de março de 2023
3min
RN chega a dois dias seguidos sem novos ataques criminosos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte completou neste domingo (26) dois dias seguidos sem registros de atos criminosos, informou a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Os ataques já vinham diminuindo gradativamente desde que começaram, em 14 de março. Naquele dia, foram 104 registros de violência.

Comandados por uma facção criminosa, os episódios depredaram prédios públicos, destruíram veículos particulares e de prefeituras e deixaram órgãos incendiados. 

Os casos registrados pela Sesed se referem tanto aos atos de violência consumados quanto tentados. O único dia que superou a barreira dos 100 registros foi justamente em 14 de março. Já no segundo dia, baixou para 68; depois 57; 27, e assim por diante. 

Até a última sexta (24), prefeituras de 19 municípios do Estado tinham anotado perda de 69 veículos e danos a sete imóveis da administração pública.

A soma dos veículos ultrapassa R$ 2 milhões, considerando que nem todos reportaram ainda os prejuízos à Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Os prédios públicos reúnem um montante ainda maior. 

Um dos órgãos mais afetados foi a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Lá, o município perdeu R$ 10 milhões com um incêndio no depósito de medicamentos da Secretaria de Saúde.

Ao longo de quase duas semanas, agentes da Força Nacional de Segurança foram chamados e o ministro da Justiça, Flávio Dino, também veio ao RN para anunciar recursos para o Estado. No pacote, mais viaturas, armamentos e o anúncio de um novo presídio para o Rio Grande do Norte.

Operações

Com a série de crimes, operações das Polícias foram iniciadas para prender as lideranças dos ataques. Até as 12h desta segunda (27), o RN já tinha 263 suspeitos presos, sendo seis adolescentes, 20 foragidos da Justiça recapturados, um tornozelado preso com arma de fogo, um tornozelado com galão de gasolina e dois tornozelados com grande quantidade de drogas.

Além disso, foram apreendias 44 armas de fogo, seis simulacros de arma, 149 artefatos explosivos, 34 galões de combustível, 14 motos e dois carros.

As forças de segurança também apreenderam munições, dinheiro, drogas e recuperaram produtos de furto.

Quatro operações já foram feitas. Dos presos, 57 vieram da Operação Agere Pro Viribus, 22 da Operação Normandia, 15 da Operação Sentinela e 14 da Operação Cratos.

A mais recente foi justamente a com maior número de presos. A Agere Pro Viribus foi deflagrada nesta segunda (27) e ainda deixou dois suspeitos mortos. Antes, eles haviam sido feridos em confronto nos municípios de Extremoz e Pendências e foram socorridos, mas não resistiram.

Ataques criminosos no RN (casos consumados e tentados) 

  • Terça-feira (14): 104 ataques
  • Quarta-feira (15): 68 ataques
  • Quinta-feira (16): 57 ataques
  • Sexta-feira (17): 29 ataques
  • Sábado (18): 17 ataques
  • Domingo (19): 7 ataques
  • Segunda (20): 11 ataques
  • Terça (21): 8 ataques
  • Quarta (22): 2 ataques
  • Quinta (23): 3 ataques
  • Sexta (24): 1 ataque
  • Sábado (25): 0 ataque
  • Domingo (26): 0 ataque
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.