CIDADANIA

RN tem dia especial de vacinação contra a febre amarela neste sábado (4) com funcionamento de UBS’s e pontos extras

vacina crianças covid-19 I Foto: Foto: Joana Lima / Secom

Neste sábado (4), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos cinco distritos sanitários da capital, além dos pontos extras de vacinação estarão abertos pra reforçar a imunização das pessoas contra a febre amarela. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é que todos os municípios do Rio Grande do Norte abram seus pontos de vacinação hoje para facilitar o acesso da população e ampliar a cobertura vacinal.

Nas últimas décadas foi observada uma expansão da circulação do vírus da febre amarela no Brasil, o que levou o Ministério da Saúde a intensificar a vacinação desde 2020 em todo o país.  A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos infectados. No Brasil, o principal mosquito vetor da febre amarela silvestre é o Haemagogus. Na forma urbana da doença, o Aedes Aegypti, que também transmite zika, dengue e chikungunya, pode ser o transmissor.

Os sintomas iniciais da doença incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia, hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Vacinação em Natal

As UBS’s estão abertas neste sábado das 8h às 12h. Já os pontos extras do Shoppings Via Direta, Midway Mall e Partage Norte Shopping estarão funcionando das 14h às 20h. Além de um ponto extra de vacinação no Parque das Dunas, que funcionará somente neste mês de março, de segunda-feira a sábado, das 9h às 16h.

Além da vacina contra a febre amarela, também estarão disponíveis as vacinas contra a Covid-19, Varicela (catapora), Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), VOP/VIP (Poliomielite), HPV, ACWY (meningites), Meningo C (meningite), Pentavalente (pneumonias), Hepatite A e pneumocócica (pneumonias, meningites, sinusites e otites), Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Bacteriana (DTP) e Influenza.

Quem pode se vacinar?

As crianças com 9 meses de idade podem tomar a primeira dose. Os menores de cinco anos devem receber uma dose de reforço, e a população de 5 a 59 anos precisa receber apenas uma dose da vacina.

A vacina foi implantada no Rio Grande do Norte desde abril de 2022 e está disponível para toda a população de 9 meses a 59 anos de idade, exceto para pessoas em condições de imunização especial.

Sagui encontrado morto

Em 2023, até 17 de fevereiro, 13 amostras de animais foram encaminhados para o Laboratório Central (LACEN/RN) provenientes de quatro municípios. Seis mortes suspeitas foram descartadas, uma ficou inconclusa (amostra sem condições de análise laboratorial), cinco estavam aguardando resultado laboratorial e uma foi confirmada, em Natal.

Em 2022, foram enviadas para o diagnóstico laboratorial da febre amarela um total de 50 amostras de Primatas Não Humanos (PNH), macacos, provenientes de nove municípios, sendo: 45 descartadas para febre amarela, quatro inconclusivos e uma confirmada, do município de Espírito Santo.

O Rio Grande do Norte não tem casos confirmados de febre amarela em humanos desde 1925. O sagui, assim como outros primatas (macacos), não transmite a doença, mas a presença desses animais, mortos ou doentes, é um sinal de que está ocorrendo uma circulação do vírus naquela localidade. Quem de fato transmite a febre amarela para o homem é o mosquito infectado.

Como é feita a vacina?

A vacina é elaborada a partir de vírus vivo atenuado, que estimula a produção de anticorpos contra a doença. Antes da implementação da vacina o estado do RN contava com apenas 9% da população vacinada, atualmente a cobertura vacinal do estado se encontra em torno de 22%.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article