No período de uma semana, entre a terça (14) da semana passada e esta segunda (20), foram registrados no Rio Grande do Norte um total de 292 ataques violentos, entre incêndios e disparos de arma de fogo contra prédios públicos, veículos e comércios.
Os dados, divulgados nesta terça (21) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed), também apontam para uma significativa queda no número de registros, foram 105 no dia 14; 68 na quarta (15); 57 na quinta (16); 29 na sexta (17); 18 no sábado (18); 7 nesse último domingo (19); e 8 nesta segunda.
Entre a noite de segunda (20) e a madrugada desta terça (21), criminosos atiraram contra o Fórum de Justiça da cidade de Angicos. Também houve registro de ataques a outros municípios do interior, com o incêndio a uma garagem da prefeitura de Georgino Avelino, um outro incêndio a um posto de combustíveis em Várzea e um incêndio a um micro-ônibus em Santo Antônio.
Criminosos também tentaram atear fogo na sede de um sindicato rural em São Paulo do Potengi. Ao todo, 56 cidades no RN foram atingidas por algum tipo de ataque nessa última semana.
Em Natal, houve tentativa frustrada de colocar fogo em uma garagem do setor de transportes da Polícia Civil localizada na Ribeira e em um barco na Praia da Redinha. Já hoje pela manhã, um artefato explosivo foi localizado na Vila de Ponta Negra e explodido pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais).
Prisões
Até a manhã desta terça (21) foram presos 144 suspeitos presos, sendo 6 adolescentes, 14 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 tornozelado com grande quantidade de drogas. Também foram apreendidas 41 armas de fogo, cinco simulacros de arma, 139 artefatos explosivos, 29 galões de combustíveis, 14 motos, dois carros, dinheiro, drogas, munições e produtos de furto recuperados.
Líder de facção morre no CE



Nas primeiras horas de hoje (21), policiais civis da Divisão de Polícia do Oeste/DIVIPOE, com apoio da Força Tarefa de Mossoró e Polícia Militar do Ceará, realizaram uma operação na zona rural do município de Icapuí/CE para prender Francisco Allison de Freitas, mais conhecido como “Nazista”, de 29 anos. Ele atirou contra os policiais, foi alvejado e faleceu no hospital, após ser socorrido, segundo a polícia. Foram apreendidas com o suspeito uma arma de fogo e munições.
“Nazista” comandava os ataques da facção no município de Mossoró e região, sendo uma liderança da organização criminosa. Em recente operação da Polícia Civil, foram apreendidos quase 100 litros de gasolina e munições em um dos seus endereços. A ocorrência aconteceu em um lava a jato na cidade de Mossoró, na última quarta-feira (15).
A OPERAÇÃO
A Operação ocorreu conjuntamente com o Laboratório de Operações Cibernéticas – CIBERLAB/DINT da SENASP/MJSP, das Forças-tarefa SUSP (Natal e Mossoró) e do Estado da Paraíba, de Combate ao Crime Organizado. Aproximadamente 20 agentes da Segurança Pública participaram da ação.
As Forças-Tarefa são compostas pela Polícia Federal (PF), Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretarias de Administração Penitenciária (SEAP), Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A ação de interagências faz parte de um conjunto de operações integradas e coordenadas pela SENASP/MJSP e SESED/RN para reprimir a atuação de facções criminosas no Estado do Rio Grande do Norte.
Ataques no RN:
Terça-feira (14): 105 ataques
Quarta-feira (15): 68 ataques
Quinta-feira (16): 57 ataques
Sexta-feira (17): 29 ataques
Sábado (18): 18 ataques
Domingo (19): 7 ataques
Segunda (20): 8 ataques
Fonte: Sesed