Saúde, educação, transporte, lixo: confira o funcionamento dos serviços em Natal e Mossoró
Natal, RN 19 de abr 2024

Saúde, educação, transporte, lixo: confira o funcionamento dos serviços em Natal e Mossoró

23 de março de 2023
6min
Saúde, educação, transporte, lixo: confira o funcionamento dos serviços em Natal e Mossoró

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por causa dos atentados que seguem ocorrendo no Rio Grande do Norte desde o dia 14 de março, vários serviços chegaram a ser suspensos e têm sido retomados de maneira gradativa, com a redução das ações criminosas que, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), teve redução de 98% segundo levantamento divulgado na manhã desta quinta (23). A seguir, você confere o que voltou a funcionar em Natal e em Mossoró.

SAÚDE

Na capital, as Unidades Básicas de Saúde chegaram a passar sete dias fechadas. O atendimento começou a ser retomado nesta quarta (22), porém, com horário ainda reduzido das 8h às 14h.

Também voltaram a funcionar as Policlínicas, CEASI, SAE Natal e PROSUS, das 8h às 14h, e o setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, que retomou seu horário normal, das 08h às 16h.

Confira a lista das unidades de saúde em funcionamento em Natal:

Norte I: Pajuçara, Nova Natal, Nordelândia.

Norte II - Potengi, Panatis, Nova Aliança e Policlínica Norte.

Oeste: Nazaré, UBS Quintas, Bairro Nordeste, Esperança e Policlínica Oeste.

Sul: Candelária, Pirangi, Nova Descoberta e Policlínica Neópolis.

Leste: São João, Alecrim, Guarita, Policlínica Zeca Passos, PROSUS, CEASI, Cei Leste II- SAE Natal.

Em Mossoró, também houve redução no número de UBS's em funcionamento, em algumas unidades o atendimento está sendo feito das 7h às 13h:

EDUCAÇÃO

UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retoma as atividades presenciais na próxima segunda (27). A instituição continuará acompanhando a situação junto às autoridades competentes e, caso as condições de segurança e de oferta de transporte público não estejam normalizadas, emitirá um novo comunicado.

Desde o dia 14, quando começaram os ataques violentos no RN e houve a retirada do transporte coletivo das ruas da capital, as aulas na UFRN foram suspensas.

UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) começa nesta quinta (23) e sexta (24) a retomada das atividades presenciais de maneira gradual em seus Campi em Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.

Primeiro serão retomadas as atividades essenciais acadêmicas e administrativas, sob a responsabilidade e indicação dos Departamentos Acadêmicos, Comissões de Residências e Diretorias.

Também estão confirmadas as avaliações da Junta Multiprofissional agendadas para amanhã voltada para candidatos convocados na chamada regular do Sisu 2023.

Até sexta será publicado um edital com o novo cronograma dos procedimentos de Heteroidentificação, voltados aos candidatos convocados na chamada regular do SiSU 2023 na cota social Preto, Pardo e Indígena (PPI); e as perícias da Junta Multiprofissional, voltadas aos candidatos convocados na cota Pessoa com Deficiência (PcD).

As aulas presenciais também estavam suspensas na universidade desde o dia 14.

IFRN

Também por causa dos ataques criminosos, as aulas do semestre 2023.1 do IFRN que estavam programadas para começar nesta quinta (23) foram adiadas para a próxima segunda (27). A decisão se aplica a todos os campi da instituição, com exceção dos cursos em andamento do Campus Natal - Zona Leste, responsável pelos cursos à distância.

UFERSA

Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) as aulas estão sendo ministradas de maneira remota, ou seja, online, até esta sexta (24). O Conselho Universitário (Consuni) da instituição também decidiu que não será computada a frequência dos alunos, nem serão realizadas atividades avaliativas nesse período.

TRANSPORTE

Ônibus

Em Natal, uma frota de 234 veículos está em circulação. Os ônibus estão operando das 05h15 às 19h e a situação é monitorada diariamente.

Estão em circulação em caráter emergencial as linhas 02,05, 07, 08, 15, 21, 22, 24, 25, 27, 29, 30, 33, 33A, 35, 38, 39, 40, 41A, 43, 46, 50, 51, 52, 54, 59, 599, 60, 63, 64, 70, 72, 73, 75, 77, 79, 83 e 84.

Também estão em operação hoje as linhas do sistema opcional: 301, 302, 303, 304, 308, 309, 310, 311, 312, 403, 503 e 600, totalizando uma frota de 46 veículos.

Durante esse período, a Guarda Municipal de Natal garantiu o apoio à Polícia Militar no reforço às ações de segurança às linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema. Ainda nesta quinta (23), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) deve divulgar as informações sobre o funcionamento do sistema de transporte para amanhã.

Já em Mossoró, desde segunda (21) os ônibus estão com frota e horário reduzidos: As linhas de ônibus do Vingt Rosado, Nova Vida e Abolições circulam até as 18h.

Trens

A Companhia brasileira de Trens Urbanos (CBTU) continua a operar com grade horária especial num total de 17 viagens diárias, sendo 8 para o Ramal Norte (Natal/Ceará-Mirim) e 9 para o Ramal Sul (Natal/São José de Mipibu), das 6h24 às 17h07.

Confira abaixo os horários de partidas das viagens:

LINHA NORTE – Natal / Ceará Mirim

Partidas:

Estação Natal (Ribeira)

06h24

11h52

14h26

17h00 (Até Extremoz)

Estação Ceará Mirim

07h54

13h12

15h40

Estação Extremoz

6h51

LINHA SUL – Natal / São José de MipibuPartidas:

Estação Natal (Ribeira)

06h26 (Até Parnamirim)

07h52

11h38

14h14

17h07 (Até Parnamirim)

Estação Parnamirim

07h10

Estação São José de Mipibu

09h17

12h50

15h30

LIXO

Por causa dos ataques, a coleta de lixo em Natal e Mossoró foi reduzida, o que resultou no acúmulo de sacos de lixo em muitas ruas. Como os ataques criminosos também têm sido realizados contra veículos e bem públicos, os carros foram recolhidos por questão de segurança.

De acordo com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, a coleta noturna havia sido ampliada na terça (21), com escolta da Guarda Municipal de Natal. Já para a quarta (22), estava programado o retorno de 100% da frota de veículos coletores.

No caso de Mossoró, a coleta de lixo continua com frota reduzida e está sendo feita com escolta da Guarda Civil. Na conta da prefeitura nas redes sociais, é possível acompanhar a programação da coleta.

Para o turno diurno desta quinta (23) está prevista a coleta nos bairros da Abolição V (Monsenhor Américo Simonetti), Pôr do Sol, Santa Júlia, Parque Verde, Santa Helena, Barrocas (Conjunto Freitas Nobre) e Walfredo Gurgel.

Já no turno noturno, a coleta será feita no Centro, Pereiros, Bom Jardim e Paredões.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.